quarta-feira, 9 de outubro de 2013

e-Tributação capacita técnicos da DGI


Por Kátia Balate

A equipe de testes e suporte funcional do projecto e-Tributação realizou entre os dias 22 a 23 de Agosto do ano em curso uma capacitação em matérias de registo de NUITs (Número Único de Identificação Tributária), com recurso a dispositivos informáticos do Projecto e_Tributacão destinada aos técnicos das DAFs e da Direcção do Cadastro; a referida capacitação muniu os formandos de conhecimento para uso da ferramenta VPN (Virtual Private Network) com vista a aceder ao sistema no recinto da FACIM, Feira Internacional do Maputo.

A formação teve lugar nas instalações do Projecto e-Tributação no âmbito dos preparativos da 49ª edição da Feira Internacional de Maputo, FACIM. O novo sistema visa facilitar o acesso ao e-Tributação usando internet por via VPN, como se os funcionários estivessem na sede, bastando para o efeito o uso da internet por via da qual se capta a informação do servidor central, buscando-se a página do e-Tributação, e de seguida, se procede à atribuição do NUIT.

Como resultado desta capacitação foram atribuídos no recinto da FACIM, através do e-Tributação 96 NUITs,   699 NUITs e 1995 Cartões Impressos incluindo os que ja vinham tendo NUIT, mas sem o respectivo cartão:
«Este  mecanismo visa facilitar o acesso ao sistema em qualquer canto do país», disse Simões, técnico de testes e suporte funcional do projecto e-Tributação, que também referiu que não houve registo de rejeição dos serviços e-Tributação  pelos visitantes.
Fizeram parte da capacitação 7 funcionários, quatro dos quais provenientes do Cadrasto, dois das DAFs do Xipamanine e do 1° Bairro, e do projecto e-Tributação que tem dado apoio às DAFs. Dos 7 formandos apenas uma estava sendo formada em e-Tributação pela primeira vez.
É de salientar , que o sistema em alusão está numa fase experimental e ainda não foi aprovado.