MÓDULO DO NUIT JÁ EM PRODUÇÃO EM TODAS AS DAF´S INFORMATIZADAS
por Reginaldo Uamba
DAF do 1º Bairro da Beira |
O
e-Tributação, um novo sistema para a administração de impostos internos, que
está sendo concebido pela Autoridade Tributária de Moçambique em parceria com o
CEDSIF (Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças), é já
uma realidade em todas as Unidades de Grandes Contribuintes, Direcções de Área
Fiscal (DAF´s), BAC de Maputo, UCCISPC e Postos de Cobranças (PC´s) informatizadas
a nível nacional.
o Rollout ou lançamento do Sistema e-Tributação,
é a implementação do sistema nos locais em ambiente de produção que são as
unidades de cobrança e registo e, consiste em instalar o sistema e, no caso
vertente, usá-lo para a actualização de dados dos contribuintes.
DAF do 2º Bairro da Manga - Beira |
Esta
componente do Módulo de Registo de NUIT,
vem sendo expandida estrategicamente no princípio de cada mês, desde Fevereiro,
de forma a evitar que o processo colida com a época de pico de cobrança de
receitas nas respectivas unidades.
Segundo
o nosso interlocutor, Eduardo Chichava, responsável por esta acção, a expansão
do sistema em todas as DAF´s informatizadas bem como nas DAF´s não
informatizadas a nível nacional, iguala-se á realização de um sonho.
“Embora
ainda tenhamos um longo percurso pela frente, já podemos sonhar com a vitória.
Depois desta acção espera se que os colegas dêem seguimento ao processo de
renovação, alteração e criação de NUIT´s, de modo que na altura que for
implementado o Módulo de Receitas de Estado na componente do IVA/ISPC, as
DAF´s, UGC´s e Postos de Cobrança tenham os contribuintes registados para
efeitos de declaração e pagamento no e-Tributação.” Disse Chichava,
acrescentando a seguir que depois do rollout
e se o sistema corresponder aos requisitos, espera-se que a criação de NUIT´s
seja feita através do e-Tributação e, se isto acontecer, o sistema, no seu
módulo de registo, será entregue á gestão da na Unidade de Coordenação de
Cadastro e ISPC e Direcção de Tecnologias de Informação e Comunicação da
Autoridade Tributária.
O
processo de Rollout é levado a cabo por um conjunto de equipas do Projecto,
desde o pessoal de apoio funcional, pessoal de infra-estrutura tecnológica,
pessoal do negócio e técnicos das DAF´s.
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