terça-feira, 4 de junho de 2013

Rollout do Sistema e-Tributação no Sul, Centro e Norte

MÓDULO DO NUIT JÁ EM PRODUÇÃO EM TODAS AS DAF´S INFORMATIZADAS


 por Reginaldo Uamba


DAF do 1º Bairro da Beira
O e-Tributação, um novo sistema para a administração de impostos internos, que está sendo concebido pela Autoridade Tributária de Moçambique em parceria com o CEDSIF (Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças), é já uma realidade em todas as Unidades de Grandes Contribuintes, Direcções de Área Fiscal (DAF´s), BAC de Maputo, UCCISPC e Postos de Cobranças (PC´s) informatizadas a nível nacional.

o Rollout ou lançamento do Sistema e-Tributação, é a implementação do sistema nos locais em ambiente de produção que são as unidades de cobrança e registo e, consiste em instalar o sistema e, no caso vertente, usá-lo para a actualização de dados dos contribuintes.
DAF do 2º Bairro da Manga - Beira
Esta componente do  Módulo de Registo de NUIT, vem sendo expandida estrategicamente no princípio de cada mês, desde Fevereiro, de forma a evitar que o processo colida com a época de pico de cobrança de receitas nas respectivas unidades.
 Segundo o nosso interlocutor, Eduardo Chichava, responsável por esta acção, a expansão do sistema em todas as DAF´s informatizadas bem como nas DAF´s não informatizadas a nível nacional, iguala-se á realização de um sonho.

“Embora ainda tenhamos um longo percurso pela frente, já podemos sonhar com a vitória. Depois desta acção espera se que os colegas dêem seguimento ao processo de renovação, alteração e criação de NUIT´s, de modo que na altura que for implementado o Módulo de Receitas de Estado na componente do IVA/ISPC, as DAF´s, UGC´s e Postos de Cobrança tenham os contribuintes registados para efeitos de declaração e pagamento no e-Tributação.” Disse Chichava, acrescentando a seguir que depois do rollout e se o sistema corresponder aos requisitos, espera-se que a criação de NUIT´s seja feita através do e-Tributação e, se isto acontecer, o sistema, no seu módulo de registo, será entregue á gestão da na Unidade de Coordenação de Cadastro e ISPC e Direcção de Tecnologias de Informação e Comunicação da Autoridade Tributária.

O processo de Rollout é levado a cabo por um conjunto de equipas do Projecto, desde o pessoal de apoio funcional, pessoal de infra-estrutura tecnológica, pessoal do negócio e técnicos das DAF´s.


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