quinta-feira, 28 de julho de 2016

AT aprimora estratégias de combate à corrupção



Texto de Liége Vitorino

A nível da Autoridade Tributária está em curso um trabalho que visa a sensibilização dos funcionários à adesão voluntária aos princípios éticos deontológicos no sentido de se erradicar a corrupção. Com efeito, as estratégias foram aprimoradas pela instituição, com a recente introdução da declaração de integridade pela presidente da AT, partindo do princípio que a instituição possui o Código de Conduta, sendo que os funcionários foram convidados a aderir.   
Refira-se que, dois anos após a criação da AT, foi aprovado um Código de Conduta que contém os princípios éticos deontológicos que devem nortear o funcionário da instituição. A aprovação deste Código tinha como necessidade promover uma cultura de integridade, combater a corrupção e outro tipo de irregularidade.
A propósito, a Directora Geral do Controlo Interno, Isabel Nhantumbo, explicou que, o fenómeno corrupção é uma preocupação para a instituição e a expectativa é de implementar todas as acções necessárias com vista a sua erradicação.  
A declaração de integridade visa a adesão voluntária do funcionário ao cumprimento dos princípios éticos deontológicos plasmados no Código de Conduta”, sublinhou.
Trata-se de um compromisso voluntário que o funcionário da AT assume em lutar contra este mal porque é imperioso o combate interno de modo a tornar a instituição referência a nível nacional e internacional.
E, esta imagem deverá começar com uma acção interna que se cinge no funcionário em assumir esta conduta íntegra de cumprir escrupulosamente com os princípios plasmados no Código de Conduta”, esclareceu.
Importa salientar que, após a tomada de posse da presidente da AT, Amélia Nakhare, vincou que, a questão da ética e deontologia profissionais deve ser constante nos funcionários evitando situações que conduzam à corrupção. e-tributação

Sem comentários:

Enviar um comentário