quinta-feira, 28 de julho de 2016

AT materializa filas de espera e controlo do atendimento



 - formados 177 utilizadores e gestores
 
Texto de Liége Vitorino



  


De Janeiro a Março do corrente ano, um total de 177 funcionários das Áreas Fiscais da Autoridade Tributária (AT) foi contemplado por acções de capacitação na componente dos serviços de modernização do contribuinte atinente à gestão de filas de espera e controlo do atendimento nas regiões Sul, Centro e Norte cuja materialização circunscreve-se no âmbito das reformas em curso no País.
Apuramos  que, no total foram ministradas 22 acções de formação para 152 utilizadores, 22 técnicos de suporte e 25 gestores em oito locais nas Cidades de Maputo, Matola, Beira, Nacala e Nampula, nomeadamente no Balcão de Assistência ao Contribuinte (BAC) Maputo e Beira, Áreas Fiscais do 1º e 2º Bairros nas Cidades de Maputo, na Área Fiscal da Matola, Beira, Nacala e Nampula.
Refira-se que, o sistema de gestão de filas de espera e controlo do atendimento surge da necessidade de dar um tratamento personalizado aos utentes dos serviços da AT, de modo a melhorar o fluxo de informação.
Em contacto com a nossa Reportagem, a gestora dos Serviços de Modernização, Neyma Tamimo, explicou que, este novo serviço foi implementado através do Fundo Comum, tendo sido submetido um projecto à Autoridade Tributária, para a implementação deste sistema em oito locais, o qual foi aprovado, tendo sido lançado um concurso que culminou com a assinatura de um contrato com a empresa “SISLOG”, vencedora do concurso.
Tal iniciativa é gerida pela área de Modernização dos Serviços do Contribuinte que visa a facilitação do acesso aos serviços da administração tributária pelos contribuintes. A implementação deste Projecto foi subdividida em duas fases, sendo a implementação de uma Central de Atendimento, que se encontra operacional e inclui algumas actividades preparatórias do arranque da fase 2; e a implementação do Portal do Contribuinte para envio de declarações e pagamentos electrónicos dos impostos, o qual se encontra em desenvolvimento, estando em testes a versão final.
Nesta vertente, trata-se de uma das áreas da Direcção Geral de Impostos (DGI) que lida com as questões ligadas ao atendimento ao contribuinte. A outra área compreende a Repartição de Assistência ao Contribuinte. Contudo, em cada uma das unidades de cobrança existe uma área responsável pelo esclarecimento de dúvidas do contribuinte.

Referiu que, no cumprimento das boas práticas internacionais em prol da comodidade dos contribuintes, foi elaborado em coordenação com o Gabinete de Comunicação e Imagem e a Direcção da Logística e Infra-estruturas os “layouts” para a reformulação dos Balcões de Assistência ao Contribuinte tendo sido concluída a unidade dos 33 Andares e do Posto Fiscal de Tsalala, na Província de Maputo.
A propósito, a dra. Tamimo informou que, foram iniciadas reuniões de preparação para o arranque do projecto, com os colegas das Repartições de Tecnologias de Informação e Comunicação do Sul/ Centro e Norte, constituição das equipas, análise do cronograma de implementação bem como a realização de visitas aos locais onde foram implementados os sistemas por forma a prepará-los em termos de condições físicas e técnicas para receber o aludido projecto/sistema.
Foi finalizada a instalação, configuração, montagem e formações técnicas, de utilizadores e de gestão destes sistemas nas três regiões do País nas unidades orgânicas acima mencionadas”, sublinhou.
Importa aferir que, a solução de filas de espera é prática em várias instituições e/ou empresas, que dentre as vantagens permite gerir as filas de espera, os operadores e a qualidade de serviço de uma rede de repartições, permitindo obter informação de gestão local e central, no que tange a estatísticas detalhadas por local, serviço, operador, hora/dia da semana, do mês, etc, visando adequar espaços e recursos apropriados, aumentando a eficácia e eficiência dos serviços, por um lado. Por outro, vai aprimorar o atendimento aos contribuintes por ordem de chegada, minimizando o tempo que estes passam nos diferentes locais de atendimento.
Por exemplo, via Corporate TV transmite-se notícias e informações multimédia útil aos contribuintes que esperam pelo atendimento e no mesmo ecrã são visualizadas as chamadas, enquanto que, via componente “Mobile” disponibiliza-se informações e alertas por SMS.
Num outro desenvolvimento disse que em termos de extensão do programa de formação para o presente ano, foi submetido um novo projecto, o qual foi aprovado pela AT e abrange apenas três locais, nomeadamente Inhambane, Tete e Beira.
Sem especificar os montantes ora disponibilizados na materialização do aludido projecto, Tamimo afirmou que, as filas são implementadas pelo Fundo Comum cujo suporte técnico é feito pela equipa de infra-estrutura do e-Tributação em coordenação com a Direcção de Tecnologias de Informação e Comunicação (DTIC).  e - tributação

Sem comentários:

Enviar um comentário