sexta-feira, 2 de agosto de 2013

AT aposta no ensino superior

 Ministro da Educação, Augusto Jone, aprecia maquete do futuro “campus”

Texto de Liége Vitorino
Fotos de Ozias Ngomane

No pretérito dia 17 de Julho, o Ministro da Educação, Augusto Jone, visitou o futuro “campus” onde serão construídas duas escolas vocacionadas ao ensino superior, nomeadamente a de Gestão Tributária e a de Gestão de Finanças e Negócios Financeiros, no Distrito de Moamba, na Província de Maputo.   


A Administradora de Moamba, Maria Ângela Manjate,
saúda o Ministro da Educação, Augusto Jone,
 à sua chegada ao distrito
À sua chegada ao local, o Ministro da Educação, foi recebido pela anfitriã do Distrito de Moamba, Maria Ângela Manjate, que se fazia acompanhar pelo Presidente da AT, Rosário Fernandes, e quadros  de ambas instituições. 
Trata-se de uma mega infraestrutura orçada em 12 milhões de dólares americanos co - financiada  por alguns parceiros. O projecto será faseado, e comporta a componente residencial dotada de dormitórios com capacidade instalada para albergar  290 alunos, com uma separação de alas para docentes, salas de aulas, refeitórios, arruamentos, jardins, um pavilhão gimno-desportivo, para além de um parque de estacionamento de viaturas. 
Para a concretização da referida infraestrutura, a Administração do Distrito de Moamba  cedeu um talhão com uma área estimada em quatro hectares situada junto à principal rodovia, num local designado por sete quilómetros. A construção abrange um total doze lotes sub-divididos em três fases sucessivas que poderão ser concluídas em 2016.
Debruçando-se a propósito, o Ministro da Educação, afirmou que, o que se pretende é a efectiva profissionalização de quadros. Acrescentou que, a obtenção das receitas, passa necessariamente pela produção de receitas, e tal pressuposto carece de profissionais competentes.
No mundo globalizado, em que as tecnologias são de ponta, não se aceita mais improvisação”, disse, para acrescentar, que respondeu ao convite formulado pelo Presidente da AT, Rosário Fernandes, por entender que a iniciativa é do interesse do Governo, particularmente quando o exemplo vem de uma instituição do Estado.
O P-AT, Rosário Fernandes, explica
ao Ministro da Educação os detalhes do projecto
Por seu turno, o Presidente da AT, aliou a iniciativa à potencialidade existente de recursos naturais no País, afirmando que, é premente a capacitação de quadros especializados, para fazer face aos imperativos de crescimento e desenvolvimento.
Sublinhou que, a intenção é de se ter quadros que sejam capazes de enfrentar uma auditoria especializada, mormente em matéria de contas e de demonstrações financeiras de mega empresas das áreas mineradoras, dos hidrocarbonetos entre outras, de grande dimensão.  
A Chefe de Divisão de Desenvolvimento de Estratégias de Formação e responsável pelo projecto de criação da instituição de ensino superior para a AT, Maria Ângela Khane, informou que, neste momento os planos curriculares estão a ser desenhados.
Disse, no entanto, que o Conselho Superior Tributário (CST) aprovou as duas escolas superiores, acrescentando que, na vertente formação a empresa INTERTEK está a dar o apoio necessário através da qual o seu sector está a trabalhar com uma empresa de consultoria na área de formação e educação.
“Estamos a preparar documentos e matérias que já tínhamos feito até 2009, adaptando à realidade mais recente”, ajuntou.
Esclareceu que, fez-se circular na Rena ( sistema informático interno) junto aos colegas e da liderança da AT as propostas iniciais das quais estão a receber subsídios para a melhoria. “Só depois de termos os planos curriculares prontos é que podemos passar a questão dos créditos académicos, para podermos fechar o “dossier” e também identificar o núcleo dos professores”, disse
De acordo com a Dra. Ângela Khane, o projecto é irreversível e se enquadra no Decreto que cria o Estatuto de Pessoal da AT, no qual a instituição prima pela formação contínua dos seus funcionários. É um projecto de cariz profissionalizante porque como Instituto Superior aqui a ideia é de dar formação de índole politécnica, o saber fazer. Isso é uma grande novidade que estamos a trazer, vincou.
Maria Ängela Khane, referiu que, o respectivo “dossier” será posteriormente encaminhado ao Ministério da Educação (MINED). “Acabamos de fazer os contactos iniciais com as entidades que formarão a comissão instaladora, para podermos formalizar e tendo isso já podemos viabilizar o dossier a apresentar ao MINED”, salientou.   
A Administradora de Moamba, Maria Ângela Manjate,
encantada com o projecto das instalações
do Campus Superior da AT
 
Entrevistada a propósito, à margem da cerimónia, a Administradora de Moamba, Maria Ângela Manjate, disse que, a criação de uma escola de ensino superior na Vila de Moamba, na Província de Maputo, vai impulsionar sobretudo o desenvolvimento econômico na região sul.
Realçou que, é uma mais valia, tratando-se de uma escola especializada, que com os cursos que se pretendem introduzir, obviamente que, vai responder a dinâmica que o país está a conhecer, com o incremento dos mega projectos, por um lado. Por outro, será um incentivo para os estudantes que poderão continuar com os estudos localmente ao invés de terem que percorrer longas distâncias, quer para as cidades de Maputo e/ou Matola.

É uma mais valia, pois em larga medida contribui para a expansão do ensino superior na região”, concluíu... BS  
Foto Família Para Prosperidade

Sem comentários:

Enviar um comentário