segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Dr. Casimiro Mabota, Ministro Jone no IFPFT e estagiários a receberem menções honrosas e foto de família


Procura de estágio na AT aumenta significativamente
- estagiários recebem menções honrosas

Texto de Liége Vitorino
Fotos de Ozias Ngomane

Mais de 500 estudantes finalistas nos vários ramos de ensino superior e do ensino técnico médio profissional nos diversos estabelecimentos de ensino submeteram os seus pedidos de estágio nos últimos três anos, na Autoridade Tributária de Moçambique (AT). 
Só no ano 2012, o número totalizou 540 estagiários, que submeteram os seus pedidos de estágio e foram autorizados a desenvolver as suas práticas na AT no país. Até Junho último, foram registados pouco mais de 300 pedidos, número que poderá vir a aumentar significativamente até ao final do ano.
Soubemos que, pela densidade dos pedidos, a maior parte concentra-se na Cidade de Maputo e na Província, seguindo-se as restantes províncias do País. 
A informação foi tornada pública pelo Director de Formação da AT, Casimiro Mabote, no quadro da visita efectuada pelo Ministro da Educação, Augusto Jone, às instalações provisórias do Instituto de Finanças Públicas e Formação Tributária, na Cidade da Matola.
O quadro superior da AT, justificou, na ocasião que, em face da concorrência, está em curso um trabalho preliminar que visa perceber o fenómeno, aventando a hipótese, que tal poderá estar associado à própria sensibilidade da AT, pelo facto de ser uma instituição idónea, com um cariz de responsabilidade social, que desempenha um papel importante nas suas actividades, que se circunscreve na missão de arrecadar receitas para o erário público.
Observou que, isso vai de encontro à visão da AT de tornar – mo - nos referência nacional e internacional na prestação de serviços de primeira qualidade na arrecadação de impostos. Acrescentou que, com o trabalho em curso isso está a acontecer.
Esclareceu que, no reconhecimento da importância que o estudante tem para a sociedade, a AT decidiu aprovar um Regulamento de Estágio, que vigora desde 2011, que permite regular a relação entre a instituição e o estagiário enquanto estiver na instituição.  
Posto isso, seguiram-se as intervenções do Ministro da Educação, Augusto Jone, que agradeceu o convite formulado pela AT, na pessoa do dirigente, para visitar o grande projecto de instalação do ensino superior em Moamba, que manifesta o compromisso inequívoco da AT, que aposta na formação dos recursos humanos.
Pelo empreendimento de grande magnitude que vai ter lugar em Moamba nos apercebemos da seriedade da instituição, porque acredita de que só nós podemos arrecadar mais e melhor quando tivermos jovens formados. Podemos visitar algumas salas de aulas e o elemento que nos alegra é o facto de que a instituição está a acreditar e a apostar nos jovens. Essa visão prognóstica de pensar no amanhã e abandonar a visão do “umbigo” aqui, agora, é muito importante”, realçou.
O Ministro Jone, felicitou a todos os organizadores da futura escola superior, que estão a idealizar a formação vocacionada, considerando que, a grande vantagem reside no facto de que a AT está a preparar-se para que Moçambique tenha mais uma escola do género que virá agregar as 44 instituições do ensino superior existentes actualmente.     
Referindo-se à presença massiva de estagiários na AT, argumentou que, estes acreditam na qualidade de trabalho que a AT realiza, não obstante ser uma oportunidade, sendo um bom estagiário, um dia ao remeter o currículo poderá ser a preferência necessária. “Mas o vir estagiar aqui acredita na qualidade e seriedade do trabalho que realiza, e provavelmente uma menção honrosa recebida desta instituição, é um passaporte, quando eles procuram empregos noutros lugares. É isso que pode contentar a instituição”, ajuntou.
Advertiu os jovens para que sejam profissionais, aludindo que, geralmente tem advertido os docentes sobre a premente necessidade de serem coerentes. “A nossa dignidade, a nossa personalidade, não pode ser hipotecada em troca de benefícios pessoais”, alertou.      
No decurso da cerimónia, foram atribuídas menções honrosas a um grupo selecionado de vinte estagiários, sendo que, parte do grupo desenvolveu as suas práticas na Cidade de Maputo e os restantes na Província de Maputo. Das menções a ser atribuídas ao grupo de estagiários seleccionado, perfazem 70 que serão entregues à posterior através das Delegações da AT instaladas nas capitais provinciais.
Importa referir, que o IFPFT foi aberto a 5 de Dezembro de 2008, com réplicas nas Cidades da Beira e Nacala.( BS )
  


2 comentários:

  1. Boa tarde chamo-me Jamila danira Idália nhadzimo perdi o meu nuit como faço para recuperar_o??

    ResponderEliminar
  2. Perdi meu nuit peço o número.
    Felizarda Francisco malate

    ResponderEliminar