Texto de Liége Vitorino
No dia 8 do corrente mês, o Presidente Rosário Fernandes, revisitou o edifício – sede da AT localizado na baixa da Cidade de Maputo, para aferir
o grau de cumprimento das orientações por si dadas inerentes à organização do próprio imóvel e a
distribuição do “staff” de funcionários por área de actividade.
Aquando da visita realizada no pretérito mês de Abril, o timoneiro da AT
não teria ficado confortado com a disposição do mobiliário em alguns sectores
bem como algumas imperfeições na organização do seu gabinete, tendo orientado
ao Administrador do edifício, para corrigir tais anomalias por forma que o
espaço se adeque ao propósito da infraestrutura.
Refira-se que, o projecto do edifício – sede consistiu também na construção
de um ginásio devidamente equipado para os funcionários e um luxuoso gabinete para
o presidente no 8º piso devidamente apetrechado, com uma vista para a marginal
e um “poliban”.
Constatamos que, após a visita feita pelo timoneiro da instituição este não
teria gostado do que viu, tendo de imediato “chumbado” tal iniciativa,
orientando o seu “staff” a redefinir os espaços de acordo com o objectivo
institucional.
O Presidente Fernandes que acompanhou a par e passo o evoluir da obra, fez-se
acompanhar pelo Gestor do Edifício, Domingos Pulseira, tendo percorrido
demoradamente todas os compartimentos, desde o 10º piso ao Rés-do-Chão, para
aferir o grau de cumprimento das suas orientações, e interagido com os
funcionários, apelando para o bom uso e conservação do imóvel.
Particular atenção foi dada às questões de estética na arrumação de alguns
quadros e móveis nas salas por onde passou, tendo recomendado ao responsável do
edifício a observar alguns detalhes, tais como, a transferência de estantes, a
organização de quadros, entre outros, de modo a conferir a magnitude que a obra
merece, atendendo à primazia que a instituição dá a comodidade dos
contribuintes.
Entretanto, algumas Direcções Gerais que compõem a AT já se encontram a
funcionar no local, com destaque para o Gabinete de Planeamento Estudos e
Cooperação Internacional, o Gabinete Geral de Comtrolo Interno, a Direcção
Geral dos Serviços Comuns, a Biblioteca, o Secretariado Técnico do Conselho de
Fiscalidade, entre outras áreas afins.
Espera-se que, brevemente, o timoneiro da AT possa ocupar o seu gabinete de
trabalho que já reúne todas as condições apropriadas ao desempenho das suas
tarefas no majestoso edifício.
Refira-se que, o novo
edifício compreende uma obra construída de raíz que comporta dez pisos, com
vários compartimentos amplos, uma biblioteca, salas de reunião em todos os
pisos, parque, copas e lavabos, um refeitório, para além de áreas de lazer
destinadas aos funcionários. e -
Tributação
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