sexta-feira, 24 de julho de 2015

Administração Fiscal formaliza bancarização do imposto

Texto de Liége Vitorino

Fotos Cláudia Borges

O Governo moçambicano vai proceder no dia 27 do corrente mês, a assinatura da Adenda aos  Acordos de Adesão, acto que formaliza a relação entre a Administração Tributária e os Bancos Comerciais, numa cerimónia a ter lugar na capital do país. Com efeito, os preparativos, estão numa fase avançada, a nível institucional, que vão culminar com o processo de pagamento dos impostos internos via banco em todo o território nacional. 

Refira-se que, no projecto da Janela Única Electrónica (JUE) tal procedimento já é uma realidade, e é uma obrigação fazer o pagamento dos direitos e outras imposições aduaneiras através dos Bancos Comerciais (BCOMs).

O Director Geral Adjunto de Impostos, Justino Muzimba, conferenciando com a imprensa

A informação foi prestada recentemente pelo Director Geral Adjunto dos Impostos para a Área do e-Tributação, Organização e Métodos, Engº. Justino Muzima, à Comissão do Plano e Orçamento da Assembleia da República, aquando da visita efectuada à algumas unidades orgânicas da Autoridade Tributária (AT).

Falando do estágio do referido processo, o Engº. Muzima adiantou que, o passo subsequente compreende a assinatura da adenda, na vertente dos impostos internos, uma vez que a nível dos impostos provenientes do comércio externo o processo já é uma realidade através da JUE, que foi pioneira na implementação desta reforma.

Conforme disse, após a formalidade com as entidades bancárias vai iniciar a harmonização interna dos sistemas, porque os bancos precisam de ter o tempo mínimo para a implementação dos seus sistemas. “Já tivemos várias reuniões de harmonização de procedimentos com os bancos, com o intuito de preparar este processo mas a formalização do dia 27 é que vai marcar o início efectivo deste procedimento”, acrescentou.

Trabalhos preparatórios antecederam a assinatura da Adenda aos Acordos de Adesao da bancarizacao do imposto

Explicou que, o contribuinte vai ser convidado a aderir ao sistema, à semelhança do que acontece com o “internet banking” em que maior parte dos moçambicanos e não só são usuários. “O contribuinte manifesta interesse através de um formulário especifico, são lhe dadas credenciais de acesso e ele submete as guias de pagamento por via de um portal (e-Declaração)”, ajuntou.

Sublinhou que, tal procedimento é muito importante, porque é imperioso que se tenha o controlo de quem é que está, de facto a submeter as guias de pagamento.

Esclareceu ainda que, para aceder a este procedimento, o contribuinte, deverá dispor de acessos a Internet e a um canal bancário (Internet Banking, ATM, POS, Mobile Banking, etc).

Resumiu que, o objectivo principal do procedimento, para além de flexibilizar a canalização dos valores cobrados à Conta Única de Tesouro (CUT), reduzir o risco no manuseamento do dinheiro das Unidades de Cobrança para os Bancos, é proporcionar maior comodidade aos contribuintes no cumprimento das suas obrigações fiscais.

Importa realçar que, este procedimento, como tantos a advir dos processos de modernização tecnológica na AT, assentam na necessidade de actualização de dados do NUIT, como forma de garantir autenticidade, integridade e confidencialidade na sua materialização.

Actualização de dados do NUIT

Num outro desenvolvimento, o Engo. Muzima, afiançou que, ainda está em curso o processo de actualização de dados do NUIT. Sendo que, reitera-se a necessidade dos contribuintes se fazerem às Unidades de Cobrança para proceder a actualização dos seus dados, devendo levar consigo, em caso de Pessoa Singular, o Bilhete de Identidade, a Cédula Pessoal,  o Passaporte, o Cartão de Eleitor, a Carta de Condução e o DIRE. Em relação a Pessoa Colectiva, deverá ser portadora de um documento da sua constituição emitida pela entidade competente. No concernente ao Início de Actividades, o contribuinte deverá ser portador de um documento emitido pela entidade competente para o efeito. e-Tributação

A Actualizacao do NUIT e uma accao permanente na AT


Sem comentários:

Enviar um comentário