quinta-feira, 9 de julho de 2015

Projecto e – Tributação realiza 10ª Sessão do Comité Técnico

Texto de Liége Vitorino
Fotos de Ivam Gemuce



No dia 9 do presente mês, teve lugar a IIIª sessão ordinária do Comité Técnico do e–Tributação, que decorreu na sala de sessões  do respectivo Projecto, na Cidade de Maputo. Trata-se de em evento periódico que presta aconselhamento e assistência em matérias relevantes que visam a operacionalização do Projecto.


O evento foi orientado pelo Director Geral de Impostos, Augusto Paulo Tacaríndua, na qualidade de Presidente do Comité,que se fazia acompanhar pelo seu Vice – presidente, o Director Geral Adjunto do Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação e Comunicação (CEDSIF), Jacinto Muchine, pelo Director Geral Adjunto dos Impostos para as Operações, Moisés Marrime e pela Dra. Rina Matola, membro do Conselho Técnico.


Tomaram parte nesta sessão alargada de trabalhona qualidade de anfitrião, o Director Geral Adjunto dos Impostos para a Área do e – Tributação, Organização e Métodos, Justino Muzima, a representante do Gabinete de Planeamento, Estudos e Cooperação Internacional (GPECI), a representante da Direcção Geral do Controlo Interno, da Direcção de Tecnologias de Informação e Comunicação (DTIC), directores de Áreas Fiscais, o Coordenador  do Cadastro e ISPC, os gestores e respectivos adjuntos do e – Tributação, o Consultor do Projecto, analistas de negócio, assistentes e outros técnicos.


Coube ao anfitrião, Justino Muzima, dar a conhecer o ponto de situação do sistema de pagamento via banco (PVB) que teceu considerações sobre a cerimónia de formalização dos acordos de adesão com treze instituições bancárias sedeadas na urbe a ter lugar no dia 27 do corrente mês no Centro de Conferências Joaquim Chissano, no capital do País.



De acordo com o Director Geral Adjunto, Justino Muzima, será um marco importante para o e–Tributação porque efectivamente vai dar início a programas concretos com soluções para a materialização a curto prazo do sistema de pagamento via banco ora anunciado.

O Analista de Negócios no e – Tributação, Amorim Ambasse, fez a apresentação das fases cruciais que comportam o pagamento via banco (PVB), no que tange ao processo de  harmonização do modelo propostoe  dos respectivos procedimentos, com o Tesouro, instituições bancárias, neste caso, os Bancos Comerciais e outras ligações conexas, tais como, a Janela Única Electrónica (JUE), Direcção de Tecnologias de Informação e Comunição (DTIC) e outras partes envolvidas no processoAliás, uma das grandes vantagens do pagamento via banco é a redução das distâncias entre a Administração Fiscal e o contribuinte porquanto os contribuintes a partir do seu Distrito e/ou da sua residência mais longínqua desde que tenha acesso à rede de telefonia móvel e/ou fixa poderá cumprir com as suas obrigações fiscais.


Uma vez instalado o processo PVB, as pessoas poderão usufruir as vantagens do e – Tributação desde que se tenha registado no sistema, que seja reconhecido o seu NUIT no sistema como contribuinte activo.


Entretanto, durante a apresentação, algumas questões técnicas foram afloradas pelos presentes dentre as quais os procedimentos a ter em conta após o acto de formalização com as instituições bancárias no que concerne os prazos para a materialização do PVB e as conexões bancárias.


Seguidamente, o Gestor Adjunto do projecto e - Tributação, Rachid Mavulule, forneceu informações sobre as actividades do Projecto realizadas nos meses de Abril e Maio do presente ano e perspectivas.


O último ponto da agenda foi dedicado à apresentação do informe sobre o ponto de situação da Migração do e – Tributação para o equipamento definitivo, tendo o Gestor das TIC’sdo Projecto no CEDSIF, Hermes Guluve, informando sobre o processo em curso, que se prevê a realização de monitoria pelos usuários finais, de modo a aferir os ganhos obtidos com a respectiva migração.


Em termos benéficos para a instituição espera-se a melhoria do desempenho aplicacional, a flexibilidade na administração da infra-estrutura no e – Tributação, a agilidade no provisionamento de infra-estruturas complementares e facilidade no suporte. e - Tributação

Sem comentários:

Enviar um comentário