segunda-feira, 10 de agosto de 2015

AT estreita parcerias com INTIC e OGM Consulting LDA

Texto: Liége Vitorino
Fotos: Nércio Banze


No dia 27 de Julho de 2015, a Autoridade Tributária (AT), representada pelo presidente Rosário Fernandes rubricou memorandos de entendimento com o Instituto de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) e com a OGM Consulting LDA.
O Memorando de Entendimento assinado pelo presidente da AT e a Directora – Geral do INTIC, Dulce Fernanda Chilundo, tem por objecto, o estabelecimento de uma parceria entre as partes, com o intuito de promover o uso das tecnologias de informação e comunicação através de serviços e órgãos do Governo. 
O referido acordo visa igualmente a união de esforços para a implementação dos sistemas electrónicos de cobrança de impostos através do projecto e – Tributação; juntar sinergias na implementação de sistemas de pagamentos electrónicos de serviços ao Estado e integração da plataforma de interompibilidade do Governo electrónico e alavancar a plataforma de interompibilidade do Governo electrónico como plataforma preferencial de utilização de dados nos serviços da Administração Pública.
O Director Geral Adjunto dos Impostos para a área do e – Tributação, Organização e Métodos, Justino Muzima, fez a leitura na ocasião dos termos do referido memorando, tendo detalhado que, o acordo irá implementar e promover os padrões de interompibilidade organizacional e técnica; assistir a AT na obtenção do suporte técnicos operativos, ferramentas de produtividade e colaboração da “Microsoft” e outros fornecedores durante  24 horas, 7 dias por semana, 365 dias por ano, para a consultoria em arquitectura de redes, migração de sistemas, recolha de informação e outros aspectos inerentes à transferência de tecnologias no âmbito da governação electrónica.
Na esteira do acordo prevê-se que, o INTIC coordene com a AT na aquisição de licenças e serviços de fornecedores de “softwares” e de “hardweres” prestados; articular com a AT em outros aspectos julgados pertinentes que mereçam a materialização dos outros projectos, etc.
Dentre as obrigações pontificadas pela AT, consta a cooperação na formação de quadros através da implementação do projecto do Instituto de Finanças Públicas e Estudos Tributários, no qual os técnicos do INTIC poderão usufruir de bolsas de estudos em todos os aspectos julgados convenientes no concernente à modernização da Administração Tributária em Moçambique, mormente no quadro da política da legislação tributária e aduaneira, que inclui matérias de controlo e fiscalização, concepção, para além de propor soluções informáticas, de infra-estruturas de comunicação e sistemas de informação. 
A AT propõe-se também a partilhar com o INTIC conhecimento e apoio com vista a uma implementação sem sobressaltos dos serviços do Governo electrónico nos termos do memorando; prestar apoio e influenciar a disponibilização de recursos financeiros para a materialização do sistema de pagamento electrónico de serviços ao Estado; cooperar com o INTIC na implementação do sistema de certificação electrónica de documentos; assinaturas; certificados digitais e outros aspectos que favoreçam a materialização dos projectos em comum.
No que tange ao acordo financeiro, o memorando de entendimento estabelece o âmbito para a cooperação entre as partes “e não representa qualquer compromisso com respeito ao financiamento de ambas partes a não ser que por mútuo acordo hajam projectos que demandem financiamento”, refere o documento apresentado pelo Engº Justino Muzima.
Intervindo após o acto formal, a Directora Geral do INTIC, Dulce Chilundo, assegurou que, a referida parceria permitirá impulsionar o Governo electrónico em Moçambique, accionando mecanismos no sentido de providenciar melhores serviços ao cidadão nacional.  
Posteriormente, seguiu-se a assinatura do segundo memorando entre a AT pelo punho do presidente Rosário Fernandes e a OGM Consulting L.DA, representada por Manuel Alves, que apresentou à instituição o projecto atinente ao primeiro portal fiscal de Moçambique.
O Director Geral Adjunto de Impostos, Justino Muzima, referiu na ocasião que, porque se trata de matéria de interesse no âmbito da difusão de informação de legislação fiscal e aduaneira daí a pertinência da assinatura do referido acordo.
Segundo o orador, o presente memorando tem por objecto garantir através do INDEX uma solução apresentada pela ATM a publicação do acesso e pesquisa de informação, segundo a clásula 1, que reza que, “a AT irá fornecer a OGM em formato digital e em papel ou em ambos caso seja o mais conveniente cópias de pareceres, notícias, comunicados de imprensa bem como outros conteúdos de natureza fiscal que a AT entenda por sua livre discrição que irão ser inclusos na base de dados do INDEX”.

Por seu turno, o consórcio da OGM, Manuel Alves, considerou que, o acto de assinatura reveste-se de extrema importância para os que trabalham na área da fiscalidade em Moçambique, nomeadamente auditores, contabilistas e banqueiros. e - Tributação 

Sem comentários:

Enviar um comentário