quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Factos e Fotos

Texto Liége Vitorino
Fotos: Nércio Banze

No limiar do segundo semestre, a Autoridade Tributária (AT) caminha a passos firmes na captação de receitas na ordem de 54 mil milhões de Meticais, com o intuito de perfazer o montante equivalente a 160.7 mil milhões de Meticais da meta global de cobrança fixada por Lei Orçamental da Assembleia da República (AR) para o presente ano. Foi um sinal positivo emitido pelo presidente Rosário Fernandes, no pretérito dia 27 de Julho, quando discursava perante a plêiade de fiscalistas, que acorreram à cerimónia formal atinente a bancarização de impostos, conforme ilustra a imagem.

Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane e o Presidente da AT, Rosário Fernandes, trocam impressões


O presidente da AT, disse que, os impostos internos representam 67%, sendo o remanescente coberto pelos impostos externos, ou seja, as Alfândegas, perfazendo a carteira global de arrecadação anual. Importa realçar que, no exercício fiscal do ano passado, a AT arrecadou uma cifra histórica de 156.243,6 mil milhões de Meticais, o que corresponde a um nível de cumprimento de 102,1% face à meta orçamental programada para o período em referência, o que representa um crescimento nominal de 23,7%, quando comparada com a realização atingida em igual período de 2013.


O Director da Análise e Previsão da Receita na AT, 
Dinis Nhancume, anuncia as unidades premiadas


Aliás, mesmo com a revisão imposta pela AR, ano após ano, a AT não ousa deixar os seus créditos em mãos alheias. Porque os números falam por si, tais resultados espelham a boa reputação da recém – criada instituição quer a nível nacional e internacional.  
A objectiva dos nossos colegas Ricardo Nhantumbo e Nércio Banze, reportou os momentos importantes da valorização das unidades espalhadas ao longo do país cujos funcionários cientes da sua responsabilidade lograram ultrapassar a meta de receitas fixada para o primeiro semestre. Por outras palavras, tais funcionários destacam-se entre os bons, pois, foram os melhores.


O Director Geral Adjunto dos Serviços Comuns, Adriano Sumbana, 
exibe a menção honrosa das Unidades da Região Norte
Por isso, nada melhor que reconhecer os feitos dos nossos colegas que por razões óbvias não puderam estar presentes no acto de atribuição de menções honrosas, pelas mãos do Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, sob olhar atento do presidente Fernandes, e dos renomados fiscalistas. Mas, foram valorizados e representados condignamente pelas hierarquias como as imagens documentam.


Desta vez, os premiados foram uns, amanhã caberá a vez aos outros, pois o bom exemplo prevalece porque só assim o Orçamento do Estado será minimamente autónomo para enfrentar os choques externos de forma progressiva e menos problemática. Porque quando os nossos amigos tem as suas prioridades é sempre complicado dar uma “mão”  na ajuda ao desenvolvimento do nosso país que tanto almejamos.
Pensamos nós, que não deixa de ser um sinal positivo, acima de tudo encorajador dado pelo presidente da AT  no sentido de reduzir cada vez mais a ajuda externa, pois é preciso dar a volta aos problemas por via da solução. e-Tributação 

Director Regional Sul da AT, Paulino Dala, quando recebia a menção honrosa pelo bom desempenho

A UGC, representada pela respectiva Directora, Paula Peho, recebe a distinção do Ministro pelo bom desempenho




Director Adjunto da DAF do 1º Bairro , Alfredo Peregrino Give, quando recebia a menção honrosa pelo bom desempenho


Delegado da AT na Província de Maputo, Âmido Abdala, não esconde a sua satisfação ao ser galardoado pelo bom desempenho das unidades sob sua jurisdição

Delegado da AT na cidade de Maputo, José Pereira exibindo a menção honrosa, fruto do bom desempenho das unidades sob sua jurisdição

Chefe da TIMAR, Carlos Chiau, comprimenta o Ministro da Economia e Finanças após receber a menção honrosa pelo bom desempenho.

Director da DAF do 1º Bairro Maputo, Alberto Gome recebe a menção honrosa do Ministro da Economia e Finanças pelo bom desempenho da unidade sob sua jurisdição

Sem comentários:

Enviar um comentário