quinta-feira, 20 de abril de 2017

Gestão do e – Tributação discute

questões técnicas do projecto  

Texto de Liége Vitorino

No dia 11 do corrente mês, teve lugar na sala de reuniões do projecto e –Tributação,  uma reunião de trabalho entre o respectivo Gestor Tomé Moiane, e o seu homólogo para a área de Tecnologias no Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação e Finanças – CEDSIF, Hermes Aniceto, com o intuito de se abordar alguns aspectos técnicos que enfermam o desempenho do projecto,

Tomaram parte no encontro técnicos ligados ao Suporte Funcional, à Infra – Estrutura bem como o representante da área operacional do CEDSIF.

Refira-se que, o e – Tributação é um projecto da Autoridade Tributária (AT), e foi criado para em parceria com o CEDSIF desenvolver um sistema electrónico que visa a facilitação do cumprimento das obrigações fiscais.

O encontro surgiu após várias constatações feitas pela equipa técnica do e – Tributação no concernente as limitações no sistema que não efectua leitura óptica e certificação do cheque,  a baixa disponibilidade de “performance” do sistema o que origina lentidão, e por vezes queda do próprio sistema nas unidades de cobrança, a inoperacionalidade da linha do contribuinte, entre outras.

Conforme foi dito, há problemas de sincronização aliada à indisponibilidade do NUIT genérico, o que cria embaraços na identificação do contribuinte. Segundo aferição feita pelos técnicos da área do Suporte Funcional, o processo de migração de dados do Número Único de Identificação Tributária (NUIT) integra fases de triagem manual no sistema NUIT Legado, o que torna o processo lento e arriscado na geração de duplicados, caso os utilizadores não cumpram todos os passos.

Outra questão abordada está relacionada com a inoperacionalidade da Central de Atendimento, que foi criada no âmbito da modernização de Serviços do Contribuinte, visando a aproximação do contribuinte ao fisco através do uso da linha grátis 1266..  

A propósito, o Gestor do Projecto, Tomé Moiane, falou exaustivamente sobre procedimentos no que tange ao tempo de resposta, para questões técnicas que vão emergindo sobretudo nas áreas fiscais situadas na periferia relacionadas com a lentidão e/ou queda do sistema. Acrescentou que, quando solicitada a intervenção por parte da equipa do Suporte Funcional do projecto e –Tributação que actua em simultâneo com a equipa técnica do CEDSIF a solução para o problema tarda a ser resolvida.

Por exemplo, uma simples consulta de processos normais, que carece de determinada informação, a resposta que nos dão os nossos colegas após muita insistência é que estão a trabalhar no assunto,”, explicou, para sublinhar que torna-se imperioso organizar o projecto, para que no futuro haja resultados concretos com a vinda do novo implementador.

Moiane, considerou que, o objectivo é melhorar com base na experiência do passado. “ Sentimos alguns problemas que achamos que devem ser ultrapassados. A componente do Suporte Funcional é a vertente que urge melhorar os procedimentos”, disse.

Em jeito de resposta, o Gestor do e-Tributação para a área de Tecnologias no CEDSIF, Hermes Aniceto, disse que, estão a envidar esforços no sentido de dar soluções aos diversos problemas que enfermam o projecto, que vão atendendo em função das prioridades. “São várias solicitações e atendemos consoante a sua importância. Nos últimos anos melhoramos bastante e houve muita coisa corrigida”, acrescentou.

Reconheceu, no entanto, que a melhoria de “ performance” não só afecta o e – Tributação mas também o CEDSIF. Referiu que, neste momento está em curso um trabalho aturado que implica o desenvolvimento de uma ferramenta denominada por “scripts”, o que obviamente passa por variados testes, o que leva o seu tempo. e - Tributação  

Sem comentários:

Enviar um comentário