sexta-feira, 28 de abril de 2017

Gestor do e – Tributação aposta

na comunicação eficaz

Texto de Liége Vitorino

Reunidos há dias, nas instalações do Projecto e – Tributação, o Gestor, Tomé Moiane, eo Director – Adjunto do Gabinete de Comunicação e Imagem, da Autoridade Tributária (AT), HaydnJoyce David, trocaram impressões tendentes a impulsionar a divulgação das diversas acções em curso em todas unidades orgânicas no país.

Conforme foi observado, tal pressuposto passa necessariamente pela articulação de procedimentos entre o GCImagem e os seus representantes espalhados nas três regiões Norte, Centro e Sul, para que tais realizações possam ser disseminadas em tempo útil, por forma a manter os contribuintes devidamente informados.

Tratou-se de um encontro de cortesia solicitado pelo Gestor Tomé Moiane, que serviu também para se inteirar de alguns procedimentos inerentes aos desafios da comunicação.

Com esta aproximação, Moiane pretendeu entender a real dinâmica do sector de comunicação, entanto que, vital para a instituição. Pois, está interessado que,as acções em curso nas unidades de cobrança e em outros postos da AT situados na periferiasejam dedomínio público, para que de facto não haja barreirasentre os contribuintes e o fisco.

Actualmente, a AT tem disponível várias janelas informativas, nomeadamente a página da AT, o Blog e/ou Whatsap institucional. Presentemente, a área de Comunicação do Projecto e – Tributação é assistida por dois técnicos, sendo uma jornalista e um designer, carecendo de reforço de recursos humanos, incluindo a figura do maquetizador.

O quadro Moiane, que até há ao mês de Março findo chefiou o sector/repartição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), na Região Norte, reafirmou categoricamente que há avanços na implementação do projecto e – Tributação, mormente na Província de Nampula. Acrescentou que, é de extrema importância que haja interacção entre os funcionários, e no final do dia todos estejam em condições de interpretar os factos.

Sublinhou que, é imperioso que haja contacto permanente entre os funcionários da sede do Projecto e-Tributação e os técnicos das unidades de cobrança na periferia por forma que se possa resolver com celeridade alguns obstáculos que por vezes impedem o desenrolar pleno das actividades.

Justificou que, quanto mais profícua for a comunicação entre funcionários, entre chefias, (entre chefe e subordinado), nas unidades de cobrança, e quanto mais envolver toda a instituição, acompanhada de uma comunicação da Missão, Valores, Visão, Objectivos e padrões de comportamento, mais facilmente haverá sintonia entre as equipas de trabalho e as acções se  consolidam fortalecendo a instituição.

Por seu turno, o Director – Adjunto do GCImagem, deu as boas vindas ao novo Gestor do e - Tributação, aludindo que, a iniciativa vai fortalecer as relações de trabalho entre ambos sectores.

Pese embora seja um desafio a área de comunicação, tal como outros sectores, neste momento, o GCImagem enfrenta alguns constrangimentos, tais como, a falta de recursos humanos, materiais e financeiros, o que concorre para que muitas das actividades que constavam do plano não possam ser feitas como seria o desejável, explicou Haydn David.

Enumerou algumas acções em curso tendentes a massificar a informação institucional, como o Web – site da AT ( www.at.gov.mz); aabertura de contas no “face-book”que visa facilitar a interacção entre funcionários, bastando para tal, que este tenha um telemóvel e esteja cadastrado; a Folha que é o Boletim onde constam algumas das realizações internas, para além do Blog como é o caso do e – Tributação.

Na ocasião, o director – adjunto do GCImagem, Haydn David, manifestou interesse para que o seu elenco seja privilegiado nas acções de capacitação sobre o sistema e – Tributação.

Recomendou que, todas as informações produzidas pelos “Focal Point’s” nas regiões sobre as acções desencadeadas pelas unidades orgânicas deverá ser canalizada para o GCImagem de modo que possa ser espelhada no Web – site institucional.e- Tributação

Sem comentários:

Enviar um comentário