sexta-feira, 28 de abril de 2017

E-tributação ausculta Áreas Fiscais
com vista a optimizaçÃO DO SISTEMA

Texto e fotos de Ivan Gemuce

Técnicas da Direcção da Área Fiscal, em pleno trabalho

Decorreu no dia 18 do corrente mês, uma reunião entre as equipas do Projecto e-Tributação e as Direcçôes das Áreas Fiscais do 1º e 2º Bairros, localizadas na Cidade de Maputo, com o objectivo de aferir o ponto de situação do uso do sistema e-Tributação por parte das unidades de cobrança. Em representação da Autoridade Tributária (AT) na Cidade de Maputo, esteve o Delegado da Cidade de Maputo, Eugénio Nhacota, que se fazia acompanhar pelos  Directores das Áreas Fiscais do 1º e 2º Bairros, Alberto Gome e Luís Pereira.

O evento organizado pelo projecto e – Tributação, enquadra-se no contexto da reforma do sistema de arrecadação dos impostos internos.

Da Área Fiscal do 1º Bairro participaram as técnicas Tânia Preto e Isabel Cândido, enquanto que, da parte do Projecto, Maria Helena dos Santos, Coordenadora de Testes e Suporte Funcional, Júlio Luís, técnico da equipa de formação, Mário Matsinhe e Amorim Ambasse, técnicos da equipa de Negócio e João Uamba, técnico da Infra-estrutura.

No cômputo geral, foram abordados o ponto de situação do uso do sistema por parte  das Unidades de Cobrança e as expectativas do Projecto por parte da gestão.

Na imagem, o Gestor do Projecto e - Tributação, Tomé Moiane, num encontro de trabalho

Na sua abordagem, Tomé Moiane fez referência à situação actual do Projecto, e apresentou as expectativas. Explicou que, estão a ser organizados e revistos alguns processos de negócio e algumas inconformidades no sistema.

Na componente de formação destacou algumas acções de capacitação que o Projecto está a desenvolver junto de algumas Direcções  como é o caso da Inspecção Geral de Finanças (IGF). 

Importa recordar que, a IGF a nível central manifestou interesse em envolver os seus técnicos nas acções de formação, tendo destacado onze Auditores a nível central, para participar numa formação atinente ao Módulo de Registo de NUIT do e - Tributação e Módulo de Cobranças nas componentes de implementação do IVA e ISPC do e – Tributação.Mencionou o apoio que tem sido dado pelos técnicos do Suporte Funcional do Projecto às unidades de cobrança, o que galvaniza o processo de implementação do  sistema e - Tributação.

Mária Tcheco, técnica do Projecto e-Tributação, dando suporte a uma Unidade de Cobrança

No que concerne às expectativas, Moiane referiu que aguarda-se o novo implementador cuja actividade iniciará com a auditoria aos processos implementados com vista a aferir possíveis erros de desenvolvimento, se assim se verificar, corrigi-los e avançar no desenvolvimento de novos módulos. Quanto aos procedimentos de trabalho com o novo implementador, explicou que, perspectiva-se a formação de equipas mistas, grupos de analistas, desenvolvedores bem como gestores de base de dados compostos tanto por técnicos da AT como do Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação e Finanças ( CEDSIF).

A expansão dos processos de pagamento via banco também mereceu referência por parte do Gestor Moiane, anuciando que, logo que se ultrapassar a questão dos certificados digitais, o pagamento via banco deixará de ser uma realidade apenas das Unidades dos Grandes Contribuintes de Maputo e Matola, sendo extensivo à todas unidades de cobrança do País.

Técnicos da Área de Interompelabilidade do Projecto e-Tributação, optimizando os processos de pagamento via banco. No primeiro plano, Jiteen Asmucrai, acompanhado pelo Coordenador da Área, Raimundo Chongo

Por sua vez, o Delegado da AT em Maputo, Eugénio Nhacota, satisfeito com a ante-visão apresentada pelo Gestor do e-Tributação, congratulou os esforços e abriu espaço para as Direcções das Áreas Fiscais, sob representação dos seus Directores, apresentarem as suas inquietações.

Estes por sua vez, foram unânimes em afirmar que os problemas são os mesmos nas diferentes unidades orgânicas, desde créditos mal parados, procedimentos relacionados aos regimes, relatórios de gestão, migração de contribuintes, assim como problemas ligados a componente humana. Todos aspectos mereceram atenção especial pela gestão do Projecto e-Tributação, que fez o registou das inquietações, com a promessa de analisar e dar o devido tratamento.

Procurámos aferir a sensibilidade dos técnicos do Projecto em relação ao encontro, Mario Matsinhe e Amorim Ambasse, deixaram um parecer favorável, afirmando que, é uma mais valia pois, irá optimizar o processo de implementação

“Um dos factores de risco no processo de modernização tecnológica é o envolvimento das lideranças, se estas estão cometidas com o processo, a base segue a mesma conduta, de contrário o processo fica comprometido. O encontro foi produtivo, deu para reflectir, arrolar pontos cruciais que de certeza servirão de base para solicitar uma revisão junto ao CEDSIF. A troca de impressões foi produtiva”, observou Matsinhe.

O Coordenador do Negócio, Amorim Ambasse, considerou que, os aspectos levantados são de extrema importância, serão analisados e se necessário proceder-se-à com a revisão dos modelos de negócio de forma a estarem em conformidade com o sistema. “Outra coisa que sinto é que daqui para a frente haverá maior comunicação entre as DAFs e o Projecto, o que vai facilitar a entrega dos colegas das unidades de cobrança na utilização do sistema”, acrescentou Ambasse.

Coordenador da Área do Negócio no Projecto e - Tributação, Amorim Ambasse, apresentando os novos procedimentos dos Reembolsos.

No âmbito da reforma dos processos da Administração Fiscal, o projecto e-Tributação partilhou os novos procedimentos de reembolso do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), o fluxo geral desde às unidades orgânicas até a Direcção Geral de Imposto – DGI, tendo anunciado que está agendada uma formação em matéria de e-Tributação destinada aos Dicectores das Áreas Fiscais. e-Tributação






Sem comentários:

Enviar um comentário