segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Delegação da Etiópia busca experiências no âmbito da JUE


Texto de Liége Vitorino
Fotos Ozias Ngomane

No dia 23 de Julho último, o Presidente da Autoridade Tributária (AT), Rosário Fernandes, recebeu em audiência, na sala de reuniões do Conselho Superior Tributário, uma delegação multi - sectorial da Etiópia, composta por quadros do Ministério de Comunicação e Informação e da autoridade aduaneira.
A missão etíope chefiada por Mesay Moreda e que integrava destacados funcionários, tinha como objectivo a busca de experiências sobre o Projecto da Janela Única Electrónica (JUE), foi acompanhada pelo Director - Geral da MCNETT em Maputo.
Após dar as boas vindas aos visitantes, o Presidente da AT, Rosário Fernandes, que se fazia acompanhar por membros do Conselho Superior Tributário descreveu que, a República Federal da Etiópia é uma referência para o nosso país em termos de desenvolvimento da economia, aludindo que, a grande diferença está nos níveis de crescimento.
Compulsando os dados, indicou que, a Etiópia possui uma base de desenvolvimento económica robusta, sendo que mais de 80% da sua população dedica-se ao sector agrário, nomeadamente à agricultura e a criação de gado. Com níveis de crescimento bastante elevados, a agricultura possui um contributo calculado em 90% do PIB. Em termos de taxas do PIB são elevadas com mais de 100 biliões de dólares, o que ultrapassa seis vezes mais ao de Moçambique. O PIB per capita é de 1.150 dólares por cabeça, perfazendo o dobro do nosso país. 
Fez uma retrospectiva da história daquele país situado no corno de África, que foi caracterizado pelo regime monárquico, liderado pelo ex- Imperador Haile Selassie, que viria a ser abolido em 1975.
O P-AT convidou a delegação a incluir no seu roteiro de trabalho visitas ao Terminal Internacional Marítima – TIMAR, às Fronteiras de Namaacha e de Ressano Garcia, para além de outras entidades programadas.
Por seu turno, o chefe da delegação da Etiópia, Mesay Moreda, agradeceu a recepção da sua missão pelo presidente da AT e o domínio da história do seu país.
Referindo-se ao objectivo específico da vinda da sua missão, enquadrou no âmbito da implementação da JUE, aferindo que, vieram aprender de maneira excelente como Moçambique tem resolvido os seus problemas. “Gostaríamos de aprender o sistema JUE, para podermos implementar um semelhante no nosso país”, enfatizou.
Frisou que, o nosso País vai desempenhar um papel muito importante no aprendizado do sistema JUE. “É uma grande experiência ver no terreno como as tecnologias de informação e comunicação podem ser usadas para resolver problemas localmente”, sublinhou, para acrescentar que, o referido sistema tem contribuído para a melhoria na arrecadação de receitas e na transparência dos processos. ( BS )



1 comentário: