segunda-feira, 11 de abril de 2022

 Na Cidade de Maputo

e –Tributação potencia técnicos 

do fisco em matérias do IRPS e IRPC

Texto e fotos Liége Vitorino


O Gestor para a Área de Negócio e Sistemas no Projecto e - Tributação, Amorim
Ambasse,intervindo na sessão de abertura do "refresh" aos funcionários do
Primeiro Bairro Fiscal, na Cidade de Maputo

No dia 4 de Abril do corrente ano, o Projecto e – Tributação organizou uma acção de capacitação de um dia, com o intuito de potenciar um total de 24 técnicos, pertencentes à Direcção da Área Fiscal do 1º Bairro, na Cidade de Maputo, no âmbito dos impostos da Entrega 2, , concretamente os Impostos sobre Rendimentos das Pessoas Singulares - IRPS  e os Impostos sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas - IRPC. 

No primeiro dia foram capacitados 11 técnicos e no segundo dia  13 técnicos . O processo de formação aos técnicos do fisco teve lugar  nas instalações do Projecto e – Tributação, tendo como objetivo central o refrescamento dessas matérias considerando que, o período de maior demanda de entrega desses impostos se avizinha e a capacidade de tratamento destes processos é indispensável

O Gestor para a Área do Negócio e Sistemas no Projecto e – Tributação, Amorim Ambasse, afirmou que, trata-de da continuidade das actividades nas Unidades de Cobrança denominadas por “roll out” no sentido de potenciar os colegas em conhecimentos relacionados com os processos e impostos da entrega 2 do e – tributação, especificamente o IRPS, o IRPC.

Funcionários do Primeiro Bairro Fiscal, na Cidade de Maputo, no momento da
acção de capacitação organizada pelo Projecto e -Tributação

Referiu que, os meses de Abril e Maio são tidos como os meses de pico, de cumprimento das obrigações fiscais desses impostos. Aliado à isto, recordou que, dentro em breve a cobrança destes impostos será feita exclusivamente no sistema e –tributação, daí a necessidade de potenciar os técnicos do fisco em matéria de impostos.

“É nossa expectativa que, no final desta etapa os colegas consigam consolidar o seu conhecimento relativamente aos novos formulários e navegabilidade de lançamento de formulários específicos de rendimentos em sistema, tais como, o Modelo 10 para o IRPC e o Modelo 22 para o IRPS”, disse, para acrescentar que, prevê-se para o próximo mês de  Maio, a  monitoria de acompanhamento presencial aos técnicos das Unidades de Cobrança. 

Tal acção  de “roll out”  vai abranger as unidades de cobrança nas capitais provinciais com o propósito de pontenciar os técnicos na consolidação do conhecimento relacionado com as reformas desses impostosImporta referir que, para  este processo,, foram destacados sete técnicos do Projecto e –Tributação para liderar as acções de capacitação, atendendo que, o outro propósito é garantir o alinhamento do conhecimento a nível de toda equipa de negócio e sistemas. 

 “Para além de capacitarmos os técnicos do fisco, estamos em preparação para o processo de “roll out” que vai ter lugar nas Unidades de Cobrança no mês de Maio”, frisou.

Dentre os temas passados em revista destaca-se a questão de actualização de dados do contribuinte em termos de formulário Registo de Início ou alteração de dados de actividade e o lançamento dos mesmos em sistema. Sendo esta a pré-condição para que o processo de cobrança desses impostos ocorra no sistema e-Tributação.

“A intenção é de que os colegas aprimorem a questão de actualização dos dados, que de facto comecem a fazer a cobrança no e – tributação”, esclareceu.. 

Num outro desenvolvimento disse que nos próximos dias haverá uma formação específica sobre o Portal do Contribuinte.

“Pela importância do assunto, pretendemos levar a formação para as DAFs do  1º  e 2 º Bairros Fiscais, para que os funcionários possam assistir devidamente o contribuinte.” anotou.

Na esteira do “roll out” do mês de Maio, será feita a réplica nas diversas Unidades de Cobrança, para além de que já existe algum material em termos de panfletos que serão disponibilizados o que vai ajudar sobremaneira aos contribuintes, como guião orientador em caso de dúvidas e esclarecimentos, salientou Amorim Ambasse.. e - tributação

  

Sem comentários:

Enviar um comentário