quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Técnicos do GCI capacitados
na ferramenta e - declaração

Por : Liége Vitorino
Fotos de Ivan Gemuce

Participantes na formação sobre a ferramenta e-declaração

Um total de vinte técnicos afectos à área de Análise e Gestão de Risco Institucional no Gabinete de Controlo Interno (GCI) beneficiaram de uma acção de capacitação sobre a ferramenta e-declaração atinente ao pagamento via banco, que decorreu entre os dias 23 e 24 do pretérito mês de Novembro nas instalações do Projecto e – Tributação. Pretende-se com esta acção dotar os funcionários de conhecimentos sólidos sobre o manuseamento de ferramentas do e-declaração.

Importa referir que, a capacitação surge a pedido do GCI que pretende familiarizar-se com o processo à semelhança do que acontece com outros sistemas.  

À propósito, a Chefe de Repartição do GCI na Autoridade Tributária, Júlia Angélica Cumba, explicou que, quase todos os sistemas em uso na instituição, nomeadamente a JUE, o SISTAFE, o Controlo dos Recursos Humanos, os Contratos na área da Logística, o SICR, entre outros estão incorporados na plataforma do Gabinete de Controlo Interno, e faltava apenas a componente do e – Tributação.

A Dra. Júlia Angélica Cumba afirma que, a formação sobre a plataforma e-declaração
será extensiva a mais funcionários do GCI da AT

Por exemplo, há pagamentos que são efectuados a nível do e – Tributação os quais não conseguimos visualizar, eis a razão de ser da nossa solicitação”, esclareceu.

Referiu que, doravante, mais técnicos poderão ser abrangidos em acções do género com a finalidade de dotá-los de conhecimentos teóricos e práticos afins sobre o manuseio da nova ferramenta e – declaração.

Apuramos que, o processo é gradual, e numa primeira fase contemplou funcionários do GCI a nível Central e da Direcção Regional Sul, esperando-se que, a breve trecho possa ser contemplado outro grupo nas regiões Centro e Norte do País.

Indagada sobre a transmissão dos conteúdos da capacitação, considerou que, os facilitadores foram exímios na demonstração da ferramenta e – declaração. Acrescentou que, a equipa capacitada precisará de ter os perfis de acesso por forma que possam aceder à ferramenta e – declaração cuja solicitação já foi feita a equipa de facilitadores no Projecto e -Tributação.

Na imagem o facilitador da acção de capacitação sobre e-declaração, Samuel Gauane 

Na visão da Dra Júlia Cumba, o e – Tributação deverá ser um sistema integrado que agregue todas as ferramentas atinentes ao pagamento via banco. “Esperamos que, a plataforma e-declaração possa incrementar o fluxo da receita porquanto é um sistema moderno e eficaz na captação da receita”, acrescentou. 

Por seu turno, Teófilo Flores, afecto ao GCI na área de Controlo dos Benefícios Fiscais, considerou que, a formação foi satisfatória, pois visa aperfeiçoar a cobrança de impostos.

Abordado pela nossa Reportagem o facilitador Samuel Gauane, caracterizou que, a formação foi “on job”, através de uma demonstração prática dos processos no que concerne ao pagamento via banco, no seu modelo conceptual, os intervenientes e os seus fluxos.


Feita a acção de capacitação, seguir – se - à a criação de contas de cursos para os formandos, para além da formação de outros funcionários estrategicamente identificados”, salientou. e - tributação           


Sem comentários:

Enviar um comentário