quarta-feira, 28 de maio de 2014

Recém - graduados da USTM visitam escritório do e - Tributação


Por Kátia Balate

Por Kátia Balate
Um grupo composto por sete recém - graduados da Universidade São Tomás de Moçambique ( USTM) , visitou na manhã  de 04 de Abril, o projecto e-tributação nas suas instalações situadas na Baixa da Cidade de Maputo. O programa incluía uma visita à Central de atendimento que funciona junto das instalações do projecto.
A visita surgiu da recomendação Exmo Senhor  Presidente da AT, e enquadra-se na senda do memorando de entendimento (MdE) assinado entre a AT e aquele estabelecimento de ensino superior, em que um dos itens preconiza a capacitação técnica em matérias fiscais, para além de um estágio profissional.  
Os recém graduados em diferentes áreas, faziam-se acompanhar pela dra. Teresa Muhorro, funcionária da AT, e na ocasião foram recebidos pelo dr. Valor Fragoso, gestor adjunto para área de negócio do e - Tributação.
A visita tinha por objectivo familiarizar os recém – graduados com as acções em curso levadas a cabo pela AT, no âmbito da sua visão, missão e valores, e dar a conhecer as diferentes áreas que congregam esta instituição que tem por missão colectar receitas para financiar as actividades públicas, promovendo a eficiência, a eficácia e a equidade, na aplicação da política tributária, incluindo a aduaneira.
Durante a sua permanência, no Projecto e – Tributação, o Gestor do Projecto, Carlos Fafetine, interagiu com os recém – graduados, e teceu breves considerações gerais sobre o e-Tributação, seguindo-se a visita aos sectores.
Na Central de Atendimento, uma das graduadas questionou se se tratava de um serviço novo ou uma área de prestação de serviços ao que  a dra. Neyma Tamimo, gestora do projecto de implementação de serviços ao contribuinte, deu explicações gerais sobre o funcionamento da Central, tendo destacado que  o serviço foi lançado no ano passado, e que se dedicava essencialmente  a  ao esclarecimento de dúvidas. .
Por forma a enriquecer os conhecimentos dos visitantes, foram oferecidos desdobráveis e revistas contendo informações detalhadas do projecto e-Tributação e da Central de atendimento. e - Tributação

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Delegação de São Tomé e Princípe colhe experiências no e-Tributação



Por Kátia Balate
O Projecto e-Tributação recebeu na tarde do dia 6 de Maio do ano corrente, a visita de uma delegação da Direcção dos Impostos de São Tomé e Príncipe, com o objectivo de se inteirar do trabalho levado a cabo por este órgão da Autoridade Tributária (AT) no âmbito das boas relações existentes entre ambos países.
A visita com a duração de cinco dias contemplou a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a AT e a sua congénere São Tomense, para além da audiência que a delegação manteve com o Presidente Rosário Fernandes e membros do Conselho Superior Tributário e quadros de diferentes órgãos da instituição.
Integraram a referida delegação o Director da Direcção dos Impostos, Engrácio Graça, o Chefe de Departamento, Nilton David e o Chefe de Secção, Salvador Fonseca.
A vinda desta delegação à AT, em particular ao Projecto, por sinal pela primeira vez à Moçambique, tinha como objectivo colher experiências e perceber como funciona o sistema fiscal moçambicano, de modo a considerar na implementação a ser levada a cabo na Direcção dos Impostos (DI), de São Tomé.
Para além de terem visitado vários sectores da instituição, a delegação efectuou uma visita de trabalho ao e-Tributação para se inteirar do seu funcionamento, tendo sido recebida pelo Gestor do Projecto, Carlos Fafetine e o Gestor Adjunto, Valor Fragoso, que de forma clara fizeram uma breve apresentação do Projecto, os objectivos, as fases pelas quais o Projecto passou (implementação do NUIT) a actual (implementação do IVA e ISPC) e as fases subsequentes.
 O Gestor Fafetine enfatizou o nível de expansão do módulo do NUIT no e-Tributação como sendo um ganho das facilidades oferecidas por esta nova plataforma
De acordo com o Director de Impostos daquele país africano, a escolha de Moçambique deveu-se ao facto de ser um país em que o sistema de impostos é similar ao de São Tomé e Príncipe e se encontrar bastante evoluído.
O Gestor Fafetine contextualizou o Projecto falando da fase piloto que terá lugar durante o corrente mês (Maio) sendo esta crucial, seguida da avaliação do que tiver sido desenhado e posterior expansão.
O director de Impostos quis saber o modo de acondicionamento dos formulários remetidos à Administração Tributária, tendo o Eng.º Fafetine respondido que os mesmos eram conservados. O Gestor Adjunto Valor Fragoso, corroborou esclarecendo que os formulários são também loteados, estampados com referências e armazenados, e que o sistema por sua vez também auxilia o loteamento, para além de armazenar um formulário electrónico que poderá ser visualizado sempre que necessário.
O director Engrácio Graça procurou saber ainda sobre o tempo que os formulários ficavam nas DAF´s. “Ficam cinco anos nas DAF´s, e findo este período passam para o armazém geral onde passados 10 anos, havendo necessidade poderão ser destruídos.”, Acrescentou o Gestor Fafetine.
Finda a apresentação do Projecto, a delegação agradeceu a hospitalidade e o esclarecimento, acrescentando que, em breve irão implementar um novo sistema de gestão de cobrança e que gostariam de contar com a experiência do Projecto para possíveis consultas. Aproveitou a oportunidade para lamentar o facto daquela instituição ainda não dispôr de um sector de Informática.

O Gestor do Projecto e-Tributação deixou claro que este sector é indispensável uma vez que os informáticos são os que dão o primeiro suporte, para além de muitas e cruciais tarefas exercidas por esse sector. Por fim, agradeceu a visita e em nome do Projecto colocou-se a disposição da DI para a partilha de experiências e-Tributação

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

TICs na tributação é tema de palestra


Kátia Balate

Sob o lema o “Protagoniosmo das Instituições de Ensino Superior na Promoção da Cidadania Fiscal”, decorreu no dia 8 de Outubro de 2013, nas instalações da Escola Superior de Jornalismo uma palestra subordinada a temas ligados às tecnologias de infornação e comunicação aplicadas à tributação em Moçambique.
A palestra, que foi a primeira de várias que decorrerão em universidades, institutos e escolas superiores do País, acolheu mais de cem participantes entre estudantes e funcionários, com o propósito de muní-los de conhecimentos sobre as transformações na modernização da administração tributária.
O Director – Geral da Escola Superior de Jornalismo, Tomás Jane, foi o anfitrião da delegação  da Autoridade Tributária de Moçambique (AT) destacada para o evento, que integrou alguns quadros, nomeadamente o dr. Raimundo Mapanzene, Gestor de Memorandos de Entendimento entre a AT e as instituições de ensino superior, por sinal organizador do ciclo de palestras; o Engº Carlos Fafetine, Gestor do Projecto e-Tributação e a a srª. Neyma Tamimo, Gestora do projecto de Modernização dos Serviços do Contribuinte.
Após as boas vindas dadas pelo Director da Escola de Jornalismo, o dr. Raimundo Mapanzene introduziu a palestra falando do Memorando de Entendimento que a AT assinou com algumas Universidades sobre a concepção genérica do que é um Estado, sua estruturação, o papel do Imposto para o funcionamento da máquina administrativa do Estado em benefício das populações e a sua importância.
Fez a destrinça entre os Impostos e Taxas. Na sua abordagem fez a comparação sobre os tributos antes e depois da proclamação da Independência nacional a 25 de Junho de 1975. “Antes da Independência nacional, os Impostos eram cobrados a força, com recurso à chicotada, violência e ameaças; hoje, conversa-se a esse respeito, cria-se o ambiente favorável para fazer-se educação fiscal e mostrar aos moçambicanos o quão importante é para o País o pagamento dos Imposto”, disse, acrescentando que, se todos abraçassemos esta causa leal ao Estado, o nível de dependência da ajuda externa para o financiamento do Orçamento do Estado reduziria significativamente no País.
Refira-se que, com a Escola Superior de Jornalismo a AT ainda não assinou o Memorando de Entendimento, mas é um passo a ser dado num futuro breve.
O Gestor do Projecto e – Tributação, Carlos Fafetine, fez uma apresentação sistematizada sobre o Projecto, desde a sua importância para os contribuintes e para a administração dos Impostos. Falou sobre o estágio do projecto, com enfoque no Módulo do Registo do Número Único de Identificação Tributária que é usado para registo e gestão de contribuinte.
Na ocasião, questionou os presentes se já possuem o Número Único de Identificação Tributária (NUIT), ao que muitos responderam negativamente, sensibilizando-os, de seguida, para a sua obtenção.
Deu garantias sobre o pleno funcionamento dos dipositivos de actualização do NUIT, que é a fase em que se encontra o projecto. Passou igualmente em revista a simplificação dos procedimentos da declaração, facilitação dos processos de pagamentos, diminuição dos custos de obrigações fiscais por parte dos contribuintes e a melhoria do processo de fiscalização, como objectivos do Projecto.
Disse também que a actualização dos dados é importante para que a Administração Fiscal tenha dados correctos e concretos de cada contribuinte, tendo em conta que alguns contribuintes podem ter mudado de residência, para além de outros dados pessoais que, outrora não eram exigidos e que a não actualização dos mesmos poderá dificultar o trabalho da Administração e a vida dos contribuintes.
Apelou os estudantes e aos restantes funcionários daquela escola para procederem à actualização dos seus dados de NUIT “pois só com dados actualizados é que poderão estar na base de dados do novo sistema”, concluíu Fafetine.
Debruçando-se sobre o Projecto de Modernição de Assistência ao Contribuinte, Neyma Tamimo, clarificou que, a Central de Atendimento é fruto de uma parceria entre a AT e o ICF (Investiment Climate Facility), instituição que tem apoiado projectos de modernização em África.
Realçou que, a Central de Atendimento está preparada para solicitações e esclarecimentos de dúvidas sobre os impostos externos e internos e que, durante a sua implementação plena estará a funcionar num regime de 2 turnos. “Esta central irá permitir que os contribuintes não tenham que se deslocar às unidades da AT e nem tenham que suportar longas bichas apenas para obter algum esclarecimento”, disse.
Falou do portal do contribuinte que é um mecanismo de acesso ao istema e-Tributação, podendo ter acesso a todas as vantagens que este irá proporcionar encurtando desta forma as distâncias no cumprimento das obrigações fiscais e de alguma forma, criando a possibilidade de preenchimento de dados pessoais sem necessidade de deslocação às unidades da AT.
Face a apresentação de todos pontos previstos na palestra, seguiu-se a sessão de perguntas feitas pelos participantes e pelo próprio Director-Geral da Escola Supeior de Jornalismo.
Quiseram saber, por exemplo. se um contribuinte com dívida na AT, transferndo-se para outra província, caso queira legalizar a sua situação tributária, como poderá  faze-lo? A resposta a esta questão foi prontamente dada, tendo a Gestora Tamimo explicado que, na situação actual, o contribuinte é obrigado a actualizar o seu endereço de modo a poder cumprir com as suas obrigações no novo domicilio fiscal, o que não será necessário com a introdução do novo sistema onde  as obrigações serão cumpridas em qualquer canto do País. Blogspot




quarta-feira, 9 de outubro de 2013

e-Tributação capacita técnicos da DGI


Por Kátia Balate

A equipe de testes e suporte funcional do projecto e-Tributação realizou entre os dias 22 a 23 de Agosto do ano em curso uma capacitação em matérias de registo de NUITs (Número Único de Identificação Tributária), com recurso a dispositivos informáticos do Projecto e_Tributacão destinada aos técnicos das DAFs e da Direcção do Cadastro; a referida capacitação muniu os formandos de conhecimento para uso da ferramenta VPN (Virtual Private Network) com vista a aceder ao sistema no recinto da FACIM, Feira Internacional do Maputo.

A formação teve lugar nas instalações do Projecto e-Tributação no âmbito dos preparativos da 49ª edição da Feira Internacional de Maputo, FACIM. O novo sistema visa facilitar o acesso ao e-Tributação usando internet por via VPN, como se os funcionários estivessem na sede, bastando para o efeito o uso da internet por via da qual se capta a informação do servidor central, buscando-se a página do e-Tributação, e de seguida, se procede à atribuição do NUIT.

Como resultado desta capacitação foram atribuídos no recinto da FACIM, através do e-Tributação 96 NUITs,   699 NUITs e 1995 Cartões Impressos incluindo os que ja vinham tendo NUIT, mas sem o respectivo cartão:
«Este  mecanismo visa facilitar o acesso ao sistema em qualquer canto do país», disse Simões, técnico de testes e suporte funcional do projecto e-Tributação, que também referiu que não houve registo de rejeição dos serviços e-Tributação  pelos visitantes.
Fizeram parte da capacitação 7 funcionários, quatro dos quais provenientes do Cadrasto, dois das DAFs do Xipamanine e do 1° Bairro, e do projecto e-Tributação que tem dado apoio às DAFs. Dos 7 formandos apenas uma estava sendo formada em e-Tributação pela primeira vez.
É de salientar , que o sistema em alusão está numa fase experimental e ainda não foi aprovado.





quarta-feira, 18 de setembro de 2013

DLI visita e-Tributação


Texto Katia Balate
Fotos Ozias Ngomane


Uma equipa da Direcção de Logística e Infraestruturas da AT visitou no passado dia 25 de Julho as instalações do Projecto e – Tributação. Chefiada pelo respectivo director, Manuel Boi, a presença da equipa teve como principal ponto de agenda fazer o levantamento das necessidades em termos de apoio, no quadro dos preparativos da inauguração do Projecto.
Integraram a referida equipa, outros técnicos da área, os Chefes de Divisão do Património e das Infraestruturas, Rui Roldão e Agostinho Buque, respectivamente, para além do Chefe de Repartição Valdemiro Cuna.

No Projecto, a equipa foi recebida pelo Gestor do PMO, Domingos Pulseira, e juntos tiveram oportunidade de percorrer todas as áreas trocando impressões. Terminada a visita, os quadros puderam apreciar o plano de organização.
A equipa mostrou-se satisfeita com a imagem que até então o Projecto transmite, e impressionados com a forma como os próprios funcionários conseguem manter as instalações de acordo com os procedimentos e orientação do Património.
Refira-se que, cada um dos elementos no encontro tinha uma tarefa específica para os preparativos da cerimónia, como por exemplo, verificar a estética do Projecto no que diz respeito à pintura, a uniformização dos mobiliários, a fixação da tela na sala de reuniões entre outros aspectos técnicos que visam aprimorar a imagem do Projecto. (BS)

terça-feira, 10 de setembro de 2013

AT com os “olhos” postos na FACIM


-  e-Tributação na “Tenda do Contribuinte” 

No dia 30 de Agosto último, o porta voz do Projecto e-Tributação, Eduardo Chichava, em entrevista à antena televisiva do diário da Facim, da TVM, teceu considerações sobre o estágio actual do projecto, os objectivos e as vantagens.
Chichava, falou igualmente sobre o processo de actualização de dados do Módulo de Registo do NUIT que está em curso, instando o público a dirigir-se às DAFS, às UGCs, aos Postos de Cobrança, aos Balcões de Atendimento ao Contribuinte, aos Balcões de Atendimento Único e às outras unidades orgânicas a fim de actualizar os seus dados.
Com um “stand” montado a propósito, na tenda da Autoridade Tributária de Moçambique (AT), o Projecto e – Tributação está a marcar a sua presença na FACIM, através da exposição de vídeos informativos, boletins, rollups, cartazes e catálogos informativos.
Constatámos que, diariamente, afluem aquele recinto mais de uma centena de visitantes, entre os quais estudantes, agentes económicos, artistas, religiosos, expositores, etc, os quais procuram esclarecimentos sobre o referido projecto e outros serviços ali patentes.
Para além da presença do Projecto e – Tributação, também estão expostas na tenda da AT, obras do Gabinete de Comunicação e Imagem, da Biblioteca da Janela Electrónica Única (JUE), do Projecto de Modernização dos Serviços de Contribuinte e das Máquinas Fiscais.
A fim de responder a demanda dos serviços, cada unidade orgânica da AT, destacou alguns funcionários que têm a tarefa especifica de atender o público, durante o período em que decorrerá o evento, que terminará no próximo dia 2 de Setembro.
Com o intuito de assegurar uma boa articulação dos serviços, o P-AT, Rosário Fernandes, indicou durante a X Sessão do Conselho de Fiscalidade, o Director do Gabinete de Comunicação e Imagem, Lemos Formiga, como director da “Tenda do Contribuinte”.
Refira-se que, de 26 a 1 de Setembro último, a 49ª edição da FACIM congregando vários países da Europa, Ásia e África e expondo variada gama de produtos, esteve patente em Ricatla, no Distrito de Marracuene, na Província de Maputo. (BS)      



quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Joaquim Macuácua é presidente da Comissão de Ética Pública na AT



- coadjuvado por José Muchanga e Romani Blaunde

Texto Liége Vitorino
Fotos Ozias Ngomane
Funcíonários da AT que se candidataram para membros da Comissão de Ética Pública
O presidente da Comissão de Ética Pública na Autoridade Tributária (AT) chama-se Joaquim António Macuácua e foi designado por Despacho de nomeação, do Gabinete do Presidente da AT, nos termos do Disposto do Estatuto Orgânico da AT, do Artigo nº5,  nº1, na alínea 1, aprovado pelo Decreto nº 9/2010, de 15 de Abril conjugado com o Art nº 51, nº2, da Lei  nº 16/2002, de 14 de Agosto.
Importa realçar que, a Comissão de Ética Pública surge no âmbito da divulgação da Lei de Probidade Pública, estabelece as bases e o regime jurídico relativo à moralidade e ao respeito pelo património público. 
O quadro Joaquim Macuácua é coadjuvado por dois membros, nomeadamente José Julião Muchanga e Romani Blaunde que obtiveram a pontuação mais alta numa disputa que envolveu seis candidatos, sendo dois homens e duas mulheres.
O Presidente Indicado para Comissão de Ética Pública,
 na AT, chama-se Joaquim Antonio Macuacua,
que a gravura documenta
Joaquim Macuácua, licenciado no ramo de Ciências Jurídicas pela Universidade “Politécnica”, é um quadro com larga experiência profissional, na área das Finanças e actualmente assessora a área de “Procurement”, na Direcção Regional Sul (DRS).
O acto teve lugar no decurso da X sessão do Conselho de Fiscalidade, realizada no pretérito dia 16 de Agosto, no Centro de Conferências Joaquim Chissano, na Cidade de Maputo, tendo sido testemunhado por quadros e funcionários afectos às várias unidades orgânicas da AT e de outras instituições públicas, membros do Sector Privado, Peritos de Reconhecido Mérito e outras individualidades. 
Participaram no pleito 99 funcionários em representação das várias unidades orgânicas, a nível do País.

Dentre os seis concorrentes que participaram no pleito, destaca-se o mais votado com 27 votos José Julião Muchanga, seguido de Romani Blaunde com 21 votos, Catarina Amélia Buvane Rafael com 12 votos; Nércia Jacinta Ubisse Chirindza e Pedro Agostinho Machissua empataram com 10 votos e por último Tomás Nhumbo  com 9 votos. Dado ao empate dos dois candidatos, realizou-se uma segunda volta que culminou com a vitória da candidata Nércia Ubisse Chirindza que foi apurada com 39 votos contra os 38 do colega Tomás Nhumbo. ( Blogspot )