terça-feira, 2 de agosto de 2016

Parceiros do Fundo Comum
avaliam e– Tributação


Texto Liége Vitorino 


Presidente da AT, Amélia Nakhare, durante o encontro com os parceiros do Fundo Comum


No dia 29 de Julho do corrente ano, realizou-se uma reunião com os Parceiros de Cooperação do Fundo Comum da Autoridade Tributária (AT), nomeadamente do Departamento Financeiro para o Desenvolvimento Internacional (DFID), Confederação Suíça (SECO), da DANNIDA, incluindo a consultora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Ester Palaço, para análise do relatório de contas do e – tributação referente ao período 2007/2016 e avaliação do grau de implementação deste Projecto.

A reunião foi presidida pela Presidente da AT, Amélia Nakhare, que se fazia acompanhar por alguns quadros, nomeadamente o Director Geral dos Serviços Comuns, Venâncio Francisco, o Director Geral do Gabinete de Planeamento, Estudos e Cooperação Internacional, Horário Simão, o Director Geral Adjunto de Impostos, Domingos Muconto, a Directora do Planeamento e Estudos, Iolanda Fonseca, a Directora Geral Adjunta do Controlo Interno, Gilda Mithá, quadros do CEDSIF, Gestores adjuntos do Projecto e – Tributação e técnicos da instituição.

Entretanto, a Presidente da AT iniciou a sua intervenção, aludindo que, tal levantamento em concertação com os vários parceiros do Fundo Comum tinha como objectivo aferir o estágio deste importante projecto desde a sua implementação por forma a assegurar o seu aprimoramento.

Sabe-se que, o e-Tributação foi concebido com a finalidade de desenvolver um sistema tecnológico para a cobrança e gestão dos impostos internos e constitui o cerne das plataformas no quadro das reformas e modernização da Administração Fiscal em Moçambique.Na senda da modernização tecnológica que consta do Plano Director de Tecnologias de Informação (PDTI), através do Fundo Comum foi possível melhorar os processos de gestão tributária, destacando-se para além da manutenção correctiva do SICR, o desenvolvimento do Projecto eTributação que incluíu a mobilização de assistência técnica especializada ao Projecto.


Na imagem, alguns dos parceiros do Fundo Comum da AT

Dados disponíveis indicam que, o Projecto e-Tributação vinha absorvendo cerca de 60% dos recursos anualmente disponibilizados no Fundo Comum.
O e - tributação é um suporte do sistema electrónico de gestão de cobrança de receitas do Estado, tendo em vista a simplificação do processo de pagamento dos impostos, redução do custo do cumprimento das obrigações fiscais, bem como o aprimoramento do processo de gestão tributária, sobretudo da carteira do contribuinte e da conta corrente do contribuinte, tanto de impostos sobre o comércio externo, como de impostos internos, sendo que o inicio da implementação de alguns módulos do projecto (NUITe IVA) teve o seu arranque em 2012. 

Para além do apetrechamento das instalações, formação de funcionários do projecto e assistência técnica, foi possível a elaboração da Estratégia de Desenvolvimento do Projecto, definição do Modelo Conceptual e Modelo de Negócio, bem como o desenvolvimento dos Módulos de NUITe do IVA.  

Refira-se que, o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), para a gestão dos contribuintes e dos impostos é tida como solução viável à criação de um ambiente de comodidade, rapidez e segurança na tramitação do imposto. 



O referido projecto visa igualmente simplificar os procedimentos para a declaração do pagamento dos impostos; diminuir custos de cumprimento das obrigações aos contribuintes; melhorar o controlo de fiscalização e gestão dos impostos; melhorar substancialmente a contabilização; diminuir os custos de cumprimento das obrigações dos contribuintes alargando a base tributária; melhorar substancialmente a contabilização e a agilidade de informatização das receitas na Conta Única do Tesouro, reduzir os custos administrativos inerentes a emissão das receitas do Estado, disponibilizar informação de gestão com muita flexibilidade e eliminar a dependência externa na manutenção correctiva evolutiva do sistema.

À direita, o Gestor adjunto do e-Tributação, Rachid Mavulule, apresentando o relatório aos presentes


Devido aos constrangimentos enfrentados na sua materialização, agravados pela falta de financiamento no presente ano, sendo um Projecto prioritário, urge encontrar soluções que concorram para a implementação das restantes funcionalidades previstas no cronograma de implementação do Projecto.

Por seu turno, a Consultora do FMI, Ester Palácio, agradeceu a celeridade na organização do encontro, tendo salientado que há um esforço comum para a implementação deste instrumento vital na reforma tributária que vai trazer frutos na colecta de impostos. Acrescentou que, é imperioso estabelecer estratégias que conduzam a uma nova dinâmica do Projecto. 

Na ocasião, o Gestor Adjunto do Projecto para a Área de Infra - Estrutura Tecnológica, Rachid Mavulule, fez o resumo do historial do Projecto desde a sua criação, as realizações e custos das acções programadas, parte das quais executadas, seguidas de observações e esclarecimentos por parte dos presentes. e- Tributação

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