segunda-feira, 30 de junho de 2014

Agência Fiscal da Suécia visita e – Tributação


Texto Liége Vitorino
Fotos Ivan Gemuce

No pretérito dia 12 de Junho, uma missão de especialistas da Agência Fiscal da Suécia, manteve  um encontro de trabalho no escritório sede do e – Tributação, com o intuito de se inteirar sobre o estágio actual do projecto e da Central de Atendimento.
Integraram a referida missão chefiada pelo Director de Projectos de Cooperação Internacional, Jan Olsson, os directores de Impostos para a Área de Negócios e o Director de Projectos Internacionais, nomeadamente Arne Jakobsson e Lars Ake Leijkvist, que na sua deslocação foram acompanhados pelo técnico do Gabinete de Planeamento Estudos e Cooperação Internacional na AT, André Mahandzule.
No Projecto e – Tributação, a missão recebeu os cumprimentos de boas vindas do Director Geral Adjunto de Impostos para a Área do e – Tributação, Organização e Métodos, Justino Muzima, que se fazia acompanhar pelo gestor  do projecto, Carlos Fafetine e quadros ligados às diversas áreas de actividade, seguida da apresentação dos técnicos e da respectiva área de actividade.
O Gestor do Projecto Carlos Fafetine descreveu detalhadamente as fases em que se encontra o projecto e – Tributação, através da projecção de “slides”, o cronograma de acções, o plano, a sua abrangência, os prazos, o universo de contribuintes inscritos, passando pelo estágio actual.
O Engº Fafetine falou da modernização da política de informatização dos impostos que irá culminar com o pagamento do imposto via banco. Explicou que, num processo desta natureza é óbvio que existam dificuldades, dada a complexidade do próprio projecto, mas que na medida do possível têm sido superadas dada a existência de condições para a execução do mesmo, para além do cometimento do Executivo que vê neste projecto um grande desafio.
Posto isto, seguiu-se a questão de perguntas e respostas, colocadas pelo chefe da missão sobre o universo de contribuintes inscritos até ao momento. Respondida a preocupação, manifestou entusiasmo, observando que, o e – Tributação é um projecto de grande dimensão atendendo os seus itens, sendo um desafio para a própria instituição.
Seguiu-se a apresentação da Central de Atendimento, feita pelo respectivo Gestor Daniel Dimande, que resumidamente falou do plano de implementação do aludido projecto que se encontra em fase experimental, a abrangência, o horário de funcionamento, o efectivo, a interacção com os utentes através de diversos meios de comunicação, tais como o telefone, o telemóvel, o email, etc.
A uma pergunta colocada pelo chefe da missão sobre a modalidade de  funcionamento da referida Central, o Gestor Dimande esclareceu que, trata-se da primeira fase do projecto, mas que a mesma foi concebida para dentro de algum tempo funcionar em regime de turnos de segunda a sábado, no horário compreendido das 6.30 às 19.30 horas , com equipas rotativas.    
No final da apresentação, o chefe da missão considerou a apresentação feita pelo Gestor Daniel Dimande de excepcional.
É de salientar que, a presença da missão sueca na Autoridade Tributária (AT)  surge como resposta a visita efectuada em Novembro de 2012 pelo P-AT, Rosário Fernandes, e alguns dos quadros da instituição, estando em curso negociações visando o estabelecimento de um programa de assistência técnica a ser financiada pelo Governo da Suécia.
 
Importa referir que, a missão manteve contactos de trabalho com algumas áreas nevrálgicas da AT, como é o caso da Auditoria Fiscal, Cobrança de Receitas e foi recebida pelo Director Geral do Gabinete de Planeamento, Estudos e Cooperação Internacional, Horácio Simão entre outros quadros. e-Tributação
  

Sem comentários:

Enviar um comentário