segunda-feira, 16 de junho de 2014

Director Geral dos Impostos visita o Projecto e - Tributação


Texto Liége Vitorino
Fotos Adilson Mazive




No dia 20 de Maio do corrente ano, o Projecto e – Tributação recebeu a visita do Director Geral de Impostos, Augusto Paulo Tacaríndua, que se fazia acompanhar pelo quadro da AT, Bonga. Trata-se da primeira visita efectuada por este quadro veterano da Administração Fiscal, após a sua condução para dirigir a área dos Impostos.
À sua chegada ao Projecto, o Director Augusto Tacaríndua foi recebido pelo Director Geral Adjunto de Impostos para a Área do e - Tributação, Justino Muzima, que se fazia acompanhar pelo Gestor do Projecto, Carlos Fafetine e membros do colectivo de gestão.  
Neste local, o Director Geral de Impostos percorreu as instalações, e recebeu explicações do Gestor Carlos Fafetine sobre as actividades desenvolvidas por cada sector, seguindo-se a apresentação do projecto em todas as suas vertentes, desde o organograma até aos sectores e as suas funcionalidades.
O Engº Carlos Fafetine fez uma abordagem sobre o estágio do e- Tributação e teceu algumas considerações sobre o processo de interacção com os bancos comerciais no quadro da política de informatização dos impostos.
De seguida foi feita uma apresentação da “Solução Intermediária de Pagamento via Banco” pelo respectivo team leader da equipa, Engº Hassane Cabir, que referiu, que a solução vem responder ao desafio lançado pela DGI, o de arranjar uma solução que permita o pagamento de impostos via banco, de modo a mitigar os sucessivos desvios de receita que sistematicamente vem ocorrendo, lesando o Estado e a todos nós, directa ou indirectamente.
Na ocasião, o Engº Hassane Cabir deu a conhecer os presentes sobre a abertura desta facilidade para o cumprimento da obrigação do pagamento via Banco que decerteza irá constituir um marco importante na relação contribuinte /fisco.
Explicou que, não se tratava de um produto acabado, estando o projecto receptivo a mais propostas. Descreveu as especificações técnicas do modelo, os objectivos, a situação actual evocando os constrangimentos, o modelo proposto, a abrangência em termos de universo de contribuintes segundo os regimes, empolando algumas questões que eventualmente poderão surgir por parte dos utilizadores, as recomendações e a conclusão.
A propósito, o Director Geral de Impostos questionou sobre os critérios de selecção dos bancos nesta parceria com a AT, tendo obtido a resposta por parte da gestão do Projecto que todos os bancos eram elegíveis na apresentação das propostas bastando para tal reunirem os requisitos exigíveis.  e-Tributação



Sem comentários:

Enviar um comentário