terça-feira, 10 de junho de 2014

Suporte Funcional capacita técnicos das Áreas Fiscais


Liége Vitorino
A área de Testes e  Suporte Funcional do Projecto e – Tributação beneficiou-se  esta semana de  uma acção de capacitação intensiva em matéria de estratégias, mapeamentos e procedimentos  do IVA e ISPC orientada pela equipa do negócio.
Esta acção de capacitação visava conferir unanimidade de metodologia de trabalho por parte dos técnicos de suporte funcional uma vez que os conhecimentos adquiridos deverão ser transmitidos aos utilizadores das DAF´s e Postos de Cobrança.
Trata-se basicamente, de um treino especifico para o arranque da fase piloto do Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) e Imposto Simplificado para Pequenos Contribuintes (ISPC) , que será orientado por quatro técnicos afectos ao Suporte Funcional, e contemplará sete funcionários, por cada local eleito para o referido piloto respectivamente , perfazendo 14 técnicos.
De acordo com declarações da responsável da área do Suporte Funcional, Maria Helena Santos, a referida formação é de extrema importância, sendo um dos requisitos para o sucesso da fase piloto. Acrescentou que, o sistema está em produção desde o dia 2 do corrente mês na DAF da Manhiça e Posto de Cobrança do Jardim e durante estes dias far- se -à o acompanhamento dos utilizadores e estabilidade do sistema e prevê-se duração de 2 meses.
Outro requisito não menos importantes para o cumprimento dos objectivos do piloto é a actualização prévia dos dados de todos os contribuintes no sistema e-Tributação.
Explicou que, a estratégia de acompanhamento do piloto será faseada, isto é, nos primeiros dez dias (inclui formação onjob), e nos últimos cinco dias do mês (formação onjob e supervisão), coincidindo com a época do pico de cobrança do IVA. “Nas duas fases o acompanhamento aos profissionais das Áreas Fiscais será presencial, e posteriormente através de outras formas de comunicação como é o caso do email, da própria linha telefónica e ficheiros de transferência de dados”, sublinhou.

A nossa entrevistada esclareceu que, caso a fase piloto atinja o êxito almejado, o processo de formação aos técnicos das áreas fiscais expandir- se – à para os restantes locais do País. e - T

Sem comentários:

Enviar um comentário