terça-feira, 12 de maio de 2015

Na região Sul

Jornalistas capacitadosem matérias tributárias

Texto de Emílio Mpfumo
Fotos de Ivan Gemuce

No dia 23 de Abril do corrente ano, um total de 80 jornalistas pertencentes a vários órgãos de Comunicação Social representados na Cidade e Província de Maputo, beneficiaram de uma acção de capacitação em matérias tributárias, no âmbito da Campanha de Educação Fiscal e Aduaneira e Popularização do Imposto em curso na Autoridade Tributária de Moçambique (AT).
Com a duração de dois dias, a acção de formação teve lugar na sala “Negomano”, localizada no edifício da DGA. A mesma tinha como objectivo elevar os conhecimentos dos profissionais de comunicação, tanto a nível da imprensa escrita, como da áudio- visual e radiofónica em matérias tributárias, contribuindo, para que a divulgação de informações nos “media”, seja feita com o devido rigor, evitando-se deturpações involuntárias das tais mensagens, especialmente quando dirigidas ao público, por um lado.

A imagem reporta a presença de Jornalistas na formação de matérias tributárias
                        


Por outro lado, a capacitação, visava também contribuir para que as mensagens de educação fiscal e aduaneira, fossem transmitidas de forma cada vez mais simples e perceptivel, tendo em conta os diferentes extratos sócio-culturais que caracterizam o nosso país, e por conseguinte, colaborar no aprofundamento da cidadania fiscal e no alargamento da base tributária.
Trata-se de uma acção que vem sendo levada a cabo desde 2010, aquando do lançamento oficial da campanha de educação fiscal e aduaneira e popularização dos impostos, abrangendo vários segmentos da sociedade civil, com destaque para as associações informais, os agentes económicos, as confissões religiosas, os políticos, os músicos, os desportistas, os estudantes e outras associações, e insere-se no quadro das estratégias do Executivo, que visa munir os cidadãos de conhecimentos sobre o Sistema Tributário nacional.
Coube o papel ao jurista Emílio Nelson Mpfumo, afecto à área de Negócio do Projecto e – Tributação fazer uma abordagem sobre as premissas do referido projecto, que incluíu o estágio do projecto e as perspectivas.
O orador começou por fazer uma apresentação, referente ao projecto e-Tributação, na componente do sistema eletrónico, alertando os presentes sobre a ferramenta denominada por Módulo de Registo do NUIT que já se encontra em produção.
Falando dos objectivos do projecto e-Tributação, referiu que, este prioriza o incremento da cobrança de receita para os cofres do Estado, visa simplificar os procedimentos para submissão das declarações por parte dos contribuintes, e facilitar o processo de pagamento ( via banco). O projecto visa igualmente diminuir os custos no cumprimento das obrigações fiscais por parte dos contribuintes e a melhoria do processo de fiscalização por parte da administração.
Durante a sua apresentação, explicou que, o processo de actualização do NUIT no sistema e-Tributação é de capital importância, na medida em que “só com a actualização da base de dados dos contribuintes, estes poderão começar a usufruir de todas as vantagens trazidas pelo sistema e-Tributação”.
Finalizando, o orador referiu-se ao estágio actual em que o projecto se encontra em termos de desenvolvimento dos módulos a serem implementados, nomeadamente a parte do módulo da Receita do Estado (IVA/ISPC) e a parte dos Processos Comuns, que estão na fase de implementação. e – Tributação


O Jurista do Projecto e – tributação, Emílio Mpfumo foi um dos oradores da formação dada aos Jornalistas

Sem comentários:

Enviar um comentário