quinta-feira, 28 de julho de 2016

AT potencia equipas de auditoria

Texto de Liége Vitorino

Está em curso uma acção de formação que visa potenciar equipas de auditoria a nível do Departamento de Auditoria da Autoridade Tributária (AT). Sem avançar detalhes, o Director Geral Adjunto de Impostos, Domingos Muconto, afiançou que, a instituição está a trabalhar com parceiros internacionais para o incremento da referida solução.
Apuramos que, o processo está na fase embrionária, e existe um projecto com vários parceiros de países abalizados na matéria.
Observou, no entanto, que este tipo de auditorias usando meios informáticos são compatíveis para sectores ou empresas que possuam registos informáticos.
Realçou que, a curto prazo, a AT poderá estar disponível para fazer auditorias com auxílio de sistemas informáticos. “É um grande desafio, estamos a treinar, a colher experiências, para uma efectiva implementação”, acrescentou.
Explicou que, no caso de Moçambique, muitas empresas estão a usar sistemas informáticos na sua contabilidade, e por isso a AT também tem o desafio de formar e implementar dentro do sector de auditoria externa tais auditorias com auxílio de sistemas informáticos. e-tributação
 

Sem comentários:

Enviar um comentário